Apple revela nova funcionalidade de segurança para proteção contra ladrões

CNN , Jennifer Korn
14 dez 2023, 10:25
Telemóvel, telecomunicações, comunicação, smartphone, iPhone 13 Pro Max. Foto: Nasir Kachroo/NurPhoto via Getty Images

Com a funcionalidade Proteção de Dispositivos Roubados [Stolen Device Protection], os utilizadores estão protegidos mesmo que um ladrão consiga obter o código de acesso

A Apple vai lançar uma atualização de segurança do iPhone para manter os ladrões afastados do seu dispositivo.

Servindo como camada extra de proteção para a vasta quantidade de dados pessoais guardados nos iPhones, a nova funcionalidade pretende manter os criminosos afastados, acrescentando passos adicionais para aceder à informação.

Atualmente, os utilizadores de iPhones podem visualizar informações altamente sensíveis e efetuar alterações importantes nas definições dos seus telefones com apenas um código de acesso - a sequência de números de quatro ou seis dígitos normalmente utilizada para realizar uma vasta gama de ações, desde desbloquear o dispositivo a visualizar informações de cartões de crédito e ver todas as palavras-passe armazenadas.

Com a funcionalidade Proteção de Dispositivos Roubados [Stolen Device Protection], os utilizadores estão protegidos mesmo que um ladrão consiga obter o código de acesso. Em vez de dependerem da tradicional sequência de números, os utilizadores com a nova funcionalidade serão agora obrigados a introduzir dados biométricos através do Face ID (leitura facial) ou do Touch ID (impressão digital) para aceder a dados ou efetuar alterações.

Para acções mais sensíveis - alterar a palavra-passe de um ID Apple, adicionar ou remover a leitura facial ou de impressões digitais, desativar a funcionalidade Encontrar iPhone ou desativar a proteção contra dispositivos roubados - serão solicitados dados biométricos aos utilizadores, que terão de esperar uma hora antes de voltarem a introduzir os dados biométricos para efetuar as alterações.

"À medida que as ameaças aos dispositivos dos utilizadores aumentam, trabalhamos incansavelmente para desenvolver novas e poderosas proteções para os nossos utilizadores e os seus dados", afirmou um porta-voz da Apple numa declaração à CNN. "Nos casos raros em que um ladrão pode ver o utilizador a introduzir o código de acesso e depois roubar o dispositivo, a Proteção de Dispositivos Roubados acrescenta uma nova e sofisticada camada de proteção."

As medidas de segurança adicionais só são aplicadas quando um utilizador está longe de um local familiar, como o trabalho ou a casa. Estas localizações são automaticamente aprendidas e armazenadas pelo dispositivo.

Embora atualmente só esteja disponível para os utilizadores da versão beta, a funcionalidade estará disponível para todos os utilizadores do iPhone na próxima atualização de software.

Captura de ecrã da nova funcionalidade de proteção contra roubo de dispositivos da Apple, atualmente em fase de testes beta

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados