Juros altos e rendimento baixo na conta dos três grandes

12 nov 2015, 10:15
Emprestados

ANÁLISE ao extenso rol de jogadores cedidos por FC Porto, Benfica e Sporting

75 futebolistas de FC Porto (30), Benfica (33) e Sporting (12) estão emprestados a outros clubes e em busca de um lugar ao sol. Na paragem da Liga portuguesa, dez jornadas decorridas, o Maisfutebol
analisa o que cada um deles tem sido capaz de produzir. A conclusão, genérica, não é famosa. 

O peso na folha salarial dos três grandes, bem como a longa duração de quase todos os vínculos, coloca os juros a um nível alto. O rendimento, apesar de algumas boas exceções, é proporcionalmente inverso: baixo.

No futebol não é raro escutar que um empréstimo mal sucedido pode prejudicar irreversivelmente a carreira de um jogador. Se assim for, há neste grupo de 75 nomes muitos com razão para estarem preocupados.

Nas três peças relacionadas com a análise, o nosso jornal detalha o número de jogos, os minutos de competição e os golos de cada um destes atletas.
 
Alguns desses nomes podem ser divididos já da seguinte forma:

SINAL POSITIVO:
Ivo Rodrigues, David Bruno, Ricardo Pereira, além de Josué e Andrés Fernández (FC Porto); Fábio Cardoso, Pelé, Marçal, Nélson Oliveira e Friesenbichler (Benfica); Iuri Medeiros, Rúben Semedo e João Palhinha (Sporting);

SINAL NEGATIVO:
Otávio, Ghilas, Quintero e Adrián López (FC Porto); Diego Lopes, Fariña e Mukhtar (Benfica); Filipe Chaby e Slavchev (Sporting).

A época é longa e muitos destes investimentos podem ser amortizados a médio/longo prazo. Os dados disponíveis, por ora, não sugerem grande entusiasmo no lançamento dos certificados de tesouro.

Em janeiro, para a reabertura do mercado de transferências, não é provável que se assista a um regresso de alguns dos atletas cedidos, e mesmo no final da temporada essa possibilidade não abrangerá a esmagadora maioria.

ARTIGOS RELACIONADOS:


FC PORTO: Ivo Rodrigues pede um olhar atento em Arouca


BENFICA: Fábio Cardoso e Pelé em bom plano no Paços Ferreira


SPORTING: evolução de Iuri Medeiros e Rúben Semedo justifica registo


 

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados