Zelensky mostra-se em Kiev depois do ataque: "Estamos a lidar com terroristas"

Andreia Miranda , Notícia atualizada às 11:33
10 out 2022, 09:53
Volodomyr Zelensky

Capital ucraniana foi alvo de ataque esta segunda-feira de manhã. É o primeiro ataque russo desde junho e acontece depois da explosão da ponte que liga a Rússia à Crimeia

A imagem não é nova e é como uma repetição dos primeiros tempos de guerra. Junto ao Palácio Mariinsky, a residência presidencial no centro de Kiev, enquanto a capital ucraniana está debaixo de fogo russo, Volodomyr Zelensky filma-se para falar ao povo ucraniano.

"A manhã é difícil. Estamos a lidar com terroristas. Dezenas de mísseis [foram disparados]", começa por dizer o presidente ucraniano.

Segundo Zelensky, os russos, que esta segunda-feira já terão disparado 83 mísseis, dos quais 43 foram intercetados pelas barreiras antiaéreas, têm dois alvos: as instalações de energia e as pessoas.

"Procuram o pânico e o caos, querem destruir o nosso sistema de energia. Estão sem esperança. O segundo alvo são as pessoas. Escolheram especificamente o horário e os os locais para causar mais danos. Fiquem nos abrigos hoje. Sigam sempre as regras de segurança. E lembrem-se sempre: a Ucrânia existia antes deste inimigo aparecer, a Ucrânia continuará a existir".

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros ucranianos acusou Vladimir Putin de ser "um terrorista que fala com mísseis".

"Vários ataques de mísseis russos na Ucrânia. A única tática de Putin é o terror em cidades pacíficas da Ucrânia, mas não vai fazer a Ucrânia cair. Esta é também sua resposta a todos os apaziguadores que querem conversar com ele sobre a paz: Putin é um terrorista que fala com mísseis".

Os ataques desta segunda-feira fizeram pelo menos nove mortos e 36 feridos e são os primeiros a atingir a capital ucraniana desde junho, acontecendo dias depois do forte desaire da Rússia na Crimeia. A ponte que liga a Rússia à península da Crimeia ficou parcialmente destruída após uma forte explosão que deflagrou na madrugada deste sábado e que danificou a infraestrutura, considerada uma artéria fundamental para o esforço de guerra do Kremlin no sul da Ucrânia.

De manhã registou-se o terceiro bombardeamento em cinco dias contra a cidade de Zaporizhzhia (sul), no qual, segundo alguns meios de comunicação, uma pessoa morreu.

Os media ucranianos também relatam várias explosões de mísseis na cidade de Dnipro, bem como ataques a Zhytomyr, perto de Kiev, em Khmelnytskyi, mais a leste, na margem do rio Bug do sul, e Ternopil (a leste, nas margens do rio Seret).

De acordo com o jornal independente de Kiev, que cita o governador Vitaliy Kim, um total de dez mísseis S-300 caíram sobre a cidade de Myukolaiv, sem vítimas relatadas até agora.

Europa

Mais Europa

Patrocinados