Chega melhor que o PS (até ver): hoje há resultados provisórios da emigração, na sexta são os oficiais

20 mar, 12:17

Faltam registar pouco mais de cinco mil votos. PS arrisca mesmo falhar mandato fora da Europa

O processo de contagem dos votos da emigração termina esta quarta-feira e, tal como no dia 10 de março, vão ser conhecidos os resultados provisórios após o fecho do processo, revela à CNN Portugal o porta-voz da CNE.

Depois, esta sexta-feira são divulgados os dados oficiais - que englobam as 22 mesas eleitorais e que vão constar na ata posteriormente divulgada em Diário da República.

Cerca das 11:30 faltavam registar 5.371 votos, sendo que só depois destes serem registados é que se vai proceder à contagem dos mesmos e fechar as urnas, o que deverá acontecer só à tarde.

O círculo da Europa tem uma clara liderança do partido de André Ventura, com o PS a aparecer em segundo e a AD em terceiro.

Já Fora da Europa, de onde chegam votos de países como Estados Unidos ou Brasil, é a AD a levar vantagem, sendo que também aí se levanta a possibilidade de o Chega eleger, estando em segundo lugar.

Mesmo tendo em conta que ainda faltam contar vários votos, os resultados preliminares dão uma clara indicação: o Chega pode eleger dois dos quatro deputados atribuídos pelos emigrantes e o PS pode nem eleger no círculo Fora da Europa. A acontecer, isso mesmo significará que Augusto Santos Silva, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e atual presidente da Assembleia da República, pode ficar de fora do Parlamento na próxima legislatura.

Os dados disponíveis até ao momento mostram que o Chega lidera no Brasil, por exemplo, enquanto a AD está à frente nos Estados Unidos, Canadá ou Arábia Saudita. Já o PS lidera no continente africano.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados