Remodelação do D. Afonso Henriques arranca em Junho de 2001

27 out 2000, 17:38

Câmara de Guimarães assume obras do Euro 2004

Dois representantes da Euro 2004, SA deslocaram-se hoje a Guimarães para uma reunião técnica com o intuito de fazer um ponto da situação sobre as fases do projecto de remodelação do Estádio D. Afonso Henriques, que estão em período de pré-entrega. 

Amadeu Basto Lima, vice-presidente da Sociedade e responsável pelo controlo de gestão e da segurança, e António Laranjo, coordenador da área das infra-estruturas, encontraram-se com António Castro e Vítor Fernandes, membros da edilidade vimaranense, e Eduardo Guimarães e Fernando Sá, os autores do projecto.  

A Câmara Municipal de Guimarães assumiu-se como entidade responsável pela condução do projecto de remodelação do Estádio D. Afonso Henriques, que engloba a requalificação urbana da zona envolvente e melhoria das acessibilidades. O Vitória não se opõe, mas para que isso aconteça será preciso elaborar «um regulamento do foro administrativo que tem vindo a ser tratado entre a Câmara e o clube para que seja efectuado um aditamento ao contrato-programa, celebrado em 5 de Junho com o Vitória», afirmou hoje Amadeu Basto Lima. 

António Castro, vereador municipal, sustentou que o protocolo «será assinado nos próximos dias», pois já conversou com Pimenta Machado e «não há problema nenhum», referiu. 

Assim, dois intervenientes, Sociedade do Euro¿2004 e autarquia vimaranense, «vão trabalhar em todos os domínios da remodelação do estádio», reafirmou um dos responsáveis pela Euro¿2004, defendendo a necessidade de existir um «contacto permanente entre as equipas da sociedade e os projectistas dos recintos desportivos». 

Realizada a primeira fase do projecto (rebaixamento do estádio), analisou-se hoje a continuidade da remodelação, que engloba várias fases. As obras terão início em Junho do próximo ano, prevendo-se que terminem no Verão de 2003. «É este o cenário que traçamos desde o princípio e constatámos, com agrado, que estamos a trabalhar no sentido de cumprir os prazos determinados», sublinhou Amadeu Bastos Lima. 

Eduardo Guimarães, arquitecto e «pai» do projecto de remodelação, garantiu que «os compromissos irão ser cumpridos».

Patrocinados