«Persistência e condição física ajudaram ao êxito», diz Autuori

8 nov 2000, 18:45

Guimarães retoma trabalho a pensar no jogo com o Boavista

O Guimarães regressou hoje aos trabalhos. Depois da retumbante vitória sobre o Estrela da Amadora, terceira no campeonato, Paulo Autuori falou aos jornalistas.

Apresentando um discurso low-profile, referiu que «a falta de resultados prejudicou a parte anímica dos jogadores, mas a persistência e a boa condição física ajudou a equipa a regressar aos êxitos». 

Recusando a ideia de os vimaranenses terem actuado num claro 4x3x3 frente ao Estrela, o técnico sustenta que «Maurílio e Sérgio Júnior funcionaram como o quarto homem do meio-campo», acrescentando que «algumas equipas radicalizam-se num claro 4x4x2 e outras fazem uma variação desse modelo». Considerou ainda que, «actualmente ninguém joga em 4x3x3 e os números cada vez são menos relevantes. O equilíbrio e a participação dos jogadores é que se torna determinante». 

Quanto ao ciclo de jogos que se aproxima (Boavista, Benfica e Belenenses), Paulo Autuori refere que «são equipas que estavam programadas no calendário», defendendo a ideia de que «o campeonato complica-se um bocado em função dos três pontos. Uma equipa que consiga duas a três vitórias consecutivas, dá um pulo classificativo muito grande. Em termos de moral nem se fala», assegurou, mostrando, contudo, confiança na inversão de resultados por parte da sua equipa.  

Sobre a possibilidade do Governo intervir no sector da arbitragem, o treinador do Guimarães foi claro: «Tenho uma opinião totalmente independente. Não é irónica, nem metafórica. É directa e autêntica. Todos os governos têm coisas mais importantes para se preocupar do que com o futebol. Não acredito nisso. O futebol é a coisa mais importante de tanta coisa mais importante que existe na vida».

O brasileiro fez ainda questão de frisar uma ideia já recalcada: «Todas as minhas palavras em relação à arbitragem foram direccionadas aos critérios dos árbitros e falta de uniformidade. É uma questão conceptual», diz, voltando a aflorar a ideia de que «a arbitragem pune pouco o anti-jogo, com paragens a toda a hora e não deixa fluir os jogos» 

«Lima é titular e vai jogar próximo jogo!» 

Apesar da vitória expressiva (4-0) sobre o Estrela, Autuori admite mudanças na equipa para a próxima jornada. Com o leque de opções a aumentar em face dos regressos de Lima e Soderstrom castigados na última ronda, o técnico assegurou hoje que «Lima é titular e vai jogar no próximo jogo!», porque, «é um jogador importante pela qualidade de jogo apresentada e pela atitude que tem em campo», considerando ainda o médio-ofensivo «preponderante para a equipa, pela sua leitura táctica do jogo e tipo de personalidade». Garantiu ainda que Lima, «ganhou o seu estatuto por aquilo que tem apresentado». 

Sobre a possibilidade de manter a aposta em dois homens na frente de ataque, Paulo Autuori disse «gostar particularmente de jogar com dois ponta-de-lança, desde que sinta uma plenitude em termos de confiança, capacidade e consciência táctica».  

Entretanto, o plantel cumpriu uma única sessão de treino, da parte da tarde. O regresso de William aos treinos de campo é a principal novidade do apronto de hoje, depois de debelada a lesão ao ligamento interno do joelho esquerdo.O brasileiro irá fazer trabalho de campo e será reavaliado daqui a alguns dias.

De resto, o defesa Paulo Rúben realizou hoje uma ecografia para se avalizar da gravidade do estiramento do ligamento peronial do tornozelo direito que sofreu a passada semana, pelo que irá parar durante os próximos dias.

Mais Lidas

Patrocinados