Ficou esquecida numa cave durante mais de meio século. Agora, esta garrafa de vinho pode render mais de 70 mil euros

NM
6 abr 2023, 20:53
Mark Paulson (imagem da leiloeira Bonhams Skinner)

Garrafa de três litros de vinho tinto vai a leilão ainda este mês

Nos anos 70, em plena guerra dos Estados Unidos com o Vietname, Mark Paulson era apenas um pintor industrial que decidiu comprar “um bom vinho”. Na época, e tendo em conta a inflação desde então, custou-lhe uma pequena fortuna: 250 dólares (229 euros). À espera de uma ocasião especial ou apenas esquecimento, durante meio século ficou esquecida, encostada a um canto da cave, dentro de uma caixa de papel.

A história é contada pelo Washington Post e não acaba aqui. A publicação norte-americana conta que agora Paulson tem 72 anos, é reformado e avô. Mas continua a viver na mesma casa no sul de São Francisco, onde criou os quatro filhos.

Por enquanto o vinho continua no mesmo sítio, mas isso deverá mudar ainda este mês. Mark Paulson vai vender a garrafa, datada de 1971, de Domaine de la Romanée-Conti La Tâche através da leiloeira Bonhams Skinner.

A garrafa em questão: uma Domaine de la Romanée-Conti La Tâche de três litros, datada de 1971. (Imagem Bonhams Skinner)

Como noticiado inicialmente pelo San Francisco Chronicle e confirmado pelo site da leiloeira, estes três litros de vinho tinto têm uma licitação mínima de 50 mil dólares e máxima de 80 mil (entre 45.000 e 73 mil euros). O lucro de Paulson poderá mesmo ser o máximo, valor que é justificado pelas palavras de Louis Krieger, diretor de vinhos de primeira da Bonhams Skinner: “Inequivocamente, um dos se não o melhor vinho do mundo.” O especialista garante que aqueles três litros de vinho francês são “a expressão mais pura do pinot noir”.

O acaso que reavivou a memória

Mark Paulson já não se lembrava que tinha aquela garrafa. E assim teria continuado se há uns meses um empreiteiro não tivesse reparado no vinho, pelo qual ofereceu, prontamente, cinco mil dólares. O proprietário recusou, por entender que a proposta era demasiado baixa, mas isto levou o seu filho a fazer uma pesquisa rápida no telemóvel.

Foi então que a família encontrou um artigo que falava de uma garrafa de características semelhantes e de uma venda, em outubro de 2022, da leiloeira Bonhams Skinner, que atingiu os 81.250 dólares (74.332 euros) por uma garrafa de três litros de La Tâche também de 1971.

“Ficámos loucos”, confessou Paulson ao Chronicle.

A partir daí, a história é simples: Mark e filho contactaram a leiloeira e as licitações começam no dia 16 e duram até 26 de abril. O leilão será exclusivamente online.

Relacionados

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados