Onde ir em 2024: os melhores locais para visitar

CNN , Redação CNN Travel
14 jan, 18:00
Parque Nacional Theth, na Albânia. SzymonBartosz/iStock/Getty Images

Talvez seja altura de olhar para locais que ainda estão em grande parte por descobrir, ou que são atrativos na época baixa, ou frequentemente ignorados por causa das suas principais cidades ou vizinhos maiores. Talvez seja altura de ir para locais que facilitem a visita dos turistas e prestem muita atenção à promoção do turismo sustentável

Tantos lugares no mundo para conhecer. Tantas pessoas desejosas de os ver.

O turismo internacional atingiu, em 2023, cerca de 90% dos níveis anteriores à pandemia e os Estados Unidos emitiram um número recorde de passaportes. E se visitou algum destino popular durante o verão, é provável que diga que estava mais concorrido que nunca.

Por isso, talvez seja altura de olhar para locais que ainda estão em grande parte por descobrir, ou que são atrativos na época baixa, ou frequentemente ignorados por causa das suas principais cidades ou vizinhos maiores. Talvez seja altura de ir para locais que facilitem a visita dos turistas e prestem muita atenção à promoção do turismo sustentável.

Com estes aspetos em mente, a CNN Travel selecionou 24 lugares a considerar quando fizer os seus planos para 2024:

Sumba, Indonésia

Com as suas aldeias remotas, rituais ancestrais e locais de surf de classe mundial, Sumba é o antídoto perfeito para as multidões de Bali. Tengguo Wu/iStockphoto/Getty Images

Para quem procura um destino de praia e dá prioridade à consciência coletiva e à sustentabilidade, a ilha indonésia de Sumba é o local ideal.

Com as suas aldeias remotas, florestas virgens, rituais ancestrais e surf de classe mundial, Sumba é o antídoto perfeito para as multidões de Bali, que fica apenas a uma hora de voo. Pode ainda não ser internacionalmente famosa, mas isso não significa que seja pequena. Sumba tem mais de mais de 10.000 quilómetros quadrados - o dobro de Bali.

Foi o resort Nihi Sumba que colocou esta ilha na mira dos amantes do luxo quando foi inaugurado em 2012. Mais de uma década depois, Sumba deu as boas-vindas a vários novos eco-resorts de luxo. Estes incluem o The Sanubari, uma série de moradias à beira-mar que abriu em 2022, e o Cap Karoso, localizado no sudoeste da ilha. Por Karla Cripps

Costa turca do Mar Negro

Frescos cobrem o interior da Igreja de Rocha no Mosteiro de Sumela, na costa turca do Mar Negro. imageBROKER.com/Alamy

Muito menos conhecida do que as estâncias mediterrânicas da Costa Turquesa, a região do Mar Negro, também conhecida como Karadeniz, oferece um lado muito diferente do país. Menos turística e com um clima mais fresco e húmido, com paisagens verdejantes e um delicioso chá preto, a região tem cidades e aldeias históricas, bem como praias e atividades cheias de adrenalina.

No verão, é uma fuga refrescante das regiões mais sufocantes da Turquia. Os visitantes podem explorar as ruas antigas que ainda ecoam com o som dos martelos dos ferreiros em Safranbolu, mergulhar na vida de praia em Amasra e caminhar até um dos mosteiros mais antigos do mundo, empoleirado num penhasco em Sumela.

Para os amantes das emoções fortes, há rafting e, quando o inverno traz uma forte queda de neve, as montanhas orientais de Kaçkar transformam-se num paraíso para a prática de heli-ski. Por Barry Neild

Tartu, Estónia

Tartu é Capital Europeia da Cultura em 2024. Mana Kaasik/European Capital of Culture Tartu 2024

Tartu, no sul da Estónia, foi nomeada Capital Europeia da Cultura para 2024, com especial destaque para os beijos. Um dos marcos mais famosos desta cidade universitária é a estátua de dois estudantes num abraço apaixonado, mas aqui, na "Cidade dos Bons Pensamentos", o amor é mais altruísta do que carnal.

Tartu é reconhecida como o centro intelectual da Estónia, onde se encontra a sua mais antiga universidade, bem como o imperdível Museu Nacional da Estónia e o impressionante Centro de Ciência AHHAA, o maior museu de ciência dos países bálticos.

A Cidade Velha é o local perfeito para se instalar, mas a norte do centro da cidade, nas margens do rio Emajõgi, Supilinn ("Cidade das Sopas") também merece uma visita. Este bairro histórico, repleto de belas casas de madeira foi outrora um bairro pobre, mas está agora a tornar-se um dos locais mais atraentes da cidade. Por Maureen O'Hare

Tainan, Taiwan

Tainan é conhecida pela comida de rua. Aqui a rua pedonal Fuzhong. Keitma/Alamy

Tainan, que celebrará o seu 400.º aniversário em 2024, transformou-se num ponto de encontro de Taiwan na cena internacional. A cidade do Sul ultrapassou a capital, Taipé, ao registar a taxa de ocupação hoteleira mais elevada de Taiwan nos últimos dois anos.

O que a torna tão especial? Tainan é considerada a capital da comida de rua de Taiwan e é adorada pelas suas sopas de carne de vaca e omeletes de ostras, paisagens naturais de outro mundo (veja o Tsao Shan Moon World), pores do sol cénicos sobre quintas de sal, templos antigos coloridos e novos e geniais museus.

Está também entre os 10 principais destinos de turismo sustentável da Booking.com em 2023. Por Maggie Hiufu Wong

Noroeste do Michigan, EUA

O Sleeping Bear Dunes National Lakeshore permite uma série de caminhadas, incluindo uma extenuante sobre as imponentes dunas que levam ao Lago Michigan. Deb Snelson/Moment RF/Getty Images

O refrescante, e sem sal, Lago Michigan atrai barcos cheios de turistas no verão, mas a sua linha costeira, as cidades pitorescas e a paisagem rural do noroeste do Michigan têm muito para oferecer durante todo o ano.

Na Grand Traverse Bay, Traverse City é um excelente ponto de partida para explorar as adegas nas penínsulas de Old Mission e Leelanau ou colher cerejas ou maçãs na época. Depois, a folhagem do outono está pronta a espreitar, seguida pelos aconchegantes cobertores de neve no inverno.

A partir de Traverse City, a pitoresca autoestrada M-22 serpenteia ao longo da península de Leelanau e volta a descer a Leland, onde se encontra uma aldeia piscatória histórica e uma coleção de lojas e galerias interessantes.

Glen Arbor é outra cidade que vale a pena visitar a caminho do Sleeping Bear Dunes National Lakeshore, onde, a partir da M-109, uma caminhada de 5,6 km sobre dunas enormes até o Grande Lago e de volta prepara os caminhantes mais resistentes para um delicioso jantar.

O Farm Club, um híbrido de quinta-restaurante situado a cerca de 12 quilómetros do centro de Traverse City, serve pratos muito bem confecionados que apresentam os ingredientes da região - muitos deles cultivados no local - num espaço minimalista, semelhante a um celeiro, que se estende ao ar livre. Por Marnie Hunter

Ciclovia Trans Dinarica, Balcãs

A paisagem espetacular é uma das principais atrações da nova ciclovia dos Balcãs. Matevz Hribar/Trans Dinarica cycly route

A rota Trans Dinarica, que será lançada em 2024, será a primeira e única rota ciclável que ligará os oito países dos Balcãs Ocidentais. O percurso de 100 etapas foi concebido para ciclistas de todos os níveis e os seus 4.000 quilómetros são compostos por tranquilas estradas alcatroadas, trilhos florestais e ciclovias.

Os ciclistas podem desfrutar das espetaculares linhas costeiras da Albânia e da Croácia, dos parques nacionais do Kosovo, das montanhas escarpadas e da exuberante floresta do Montenegro e dos rios cristalinos da Eslovénia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia do Norte e Sérvia.

Pode obter mais informações e inscrever-se para receber notícias sobre atualizações de rotas, mapas, alojamento e serviços em transdinarica.com. Por Maureen O'Hare

Culebra, Porto Rico

Um tanque enferrujado é uma atração incomum na praia de Flamenco, em Culebra. cdwheatley/iStockphoto/Getty Images

Porto Rico é grande e uma ótima opção para uma escapadela na ilha. Mas e se quiser escapar da sua grande escapadela à ilha? É aí que entra a pequena Culebra. Fica a cerca de 32 quilómetros da costa leste de Porto Rico e a um mundo de distância da vida noturna barulhenta e cheia de rum de San Juan.

Aqui, a ênfase está nas atividades ao ar livre e no relaxamento. Não deixe de visitar a Praia do Flamenco, que se estende por cerca de um quilómetro e meio à volta de uma baía abrigada. Tem poucas ondas, o que a torna um excelente local para mergulhar e nadar. E um tanque grafitado - uma relíquia militar dos EUA - oferece uma impressionante oportunidade para tirar fotografias.

Grande parte da ilha é um refúgio natural, e também pode fazer caminhadas, mergulho, snorkel, andar de caiaque e pescar. Faça uma viagem de um dia ou fique por lá e faça dela o seu destino principal. Por Forrest Brown

Angola

O Cristo Rei do Lubango ergue-se sobre uma paisagem que a maioria dos turistas ainda não descobriu. Eric Lafforgue/Art In All Of Us/Corbis/Getty Images

Esta nação da África Austral tem-se esforçado para se afirmar no panorama do turismo, tendo introduzido recentemente um visto eletrónico de turismo de aprovação rápida. Embora as principais infraestruturas turísticas possam ainda não estar a funcionar, esta é uma oportunidade para explorar um país que ainda está fora do radar das viagens.

A capital, Luanda, tem a reputação de ser uma cidade festiva e cara, mas fora da cidade Angola tem paisagens de tirar o fôlego e muitas atrações culturais. A segunda cidade, Lubango, oferece uma arquitetura colonial portuguesa, uma impressionante estátua do Cristo Rei, ao estilo do Rio de Janeiro, no topo de uma colina, e acesso ao desfiladeiro de Tundavala, uma vertiginosa descida dos planaltos frescos até às planícies poeirentas e brilhantes.

Também vale a pena ver: as espetaculares Cataratas de Marigold, com 396 metros de largura, e os paraísos do surf na costa atlântica, como a Barra do Kwanza e Cabo Ledo. Por Barry Neild

Saint John, New Brunswick, Canadá

Turistas caminham entre as rochas de Hopewell na maré baixa, ao longo da Baía de Fundy. Eric Carr/Alamy

Não confundir com St. John's, a capital da Terra Nova. Saint John está localizada em New Brunswick - também na costa leste do Canadá. Esta pequena e encantadora cidade é um excelente ponto de partida para desfrutar da Baía de Fundy, famosa por ter as marés mais altas do mundo.

A cidade, cheia de arquitetura histórica, incluindo o Mercado Municipal de Saint John, Local Histórico Nacional do Canadá. Construído entre 1874 e 1876, está repleto de lojas e restaurantes. A cinco minutos a pé encontra-se o Centro de Artes de Saint John. Instalado no histórico Edifício Carnegie da cidade, é a única antiga Biblioteca Carnegie no leste do Canadá.

Quanto ao alojamento, existem cabanas à beira-mar, hotéis, motéis, parques de campismo, estalagens históricas e B&Bs. A comida aqui é excelente, como seria de esperar de uma cidade marítima no Canadá, com uma grande variedade, desde almoços baratos a jantares requintados. Por Karla Cripps

Coreia do Sul

A Vila Folclórica de Andong Hahoe mostra o lado tradicional da Coreia do Sul. Sanga Park/iStock/Getty Images

Com a notícia de que "Squid Game" - ainda a série mais vista na Netflix - vai regressar com uma nova temporada em 2024, é altura de abraçar novamente a "onda C".

Felizmente, viajar para o país é mais fácil do que nunca. O governo está a dispensar a exigência do K-ETA - o visto de viagem eletrónico para a Coreia do Sul - para os viajantes de 22 países até ao final de 2024, no âmbito da sua campanha Visit Korea Year.

Este é um país que tem verdadeiramente tudo. Depois de explorar cidades futuristas como Seul e Busan, o lado cultural e histórico da antiga Coreia espera por si em Andong, apelidado de "Espírito da Coreia do Sul", ou nos sete cemitérios dos antigos Gaya Tumuli, recentemente inscrito como Património Mundial da UNESCO em 2023. Por Maggie Hiufu Wong

Albânia

A Albânia tem uma cultura rica, incluindo a história cristã e muçulmana, com centros históricos em cidades como Berat. Tuul & Bruno Morandi/The Image Bank Unreleased/Getty Images

Situada na costa do Adriático, entre a Grécia e o Montenegro, é surpreendente que a Albânia não tenha sido mais popular como destino de praia. Mas os seus preços acessíveis fizeram disparar o turismo nos últimos anos - de tal forma que, em 2023, um número recorde de italianos atravessou o Adriático para as suas férias de verão a preços baixos.

Em 2024, será inaugurado um novo aeroporto em Vlorë, na costa, o que facilitará as viagens para a praia. Mas a Albânia é muito mais do que a sua costa. O país tem uma cultura rica, incluindo história cristã e muçulmana, com centros históricos em cidades como Berat e Gjirokastër, e paisagens montanhosas de cortar a respiração (Theth é a mais popular).

Em 2023, a Albânia tornou-se no primeiro parque nacional da Europa com um rio selvagem, em torno do rio Vjosa, com 270 quilómetros de extensão. Ou, para sair dos trilhos batidos, reserve uma excursão com a Drive Albania. Por Julia Buckley

Chile

O novo hotel Our Habitas Atacama dá ênfase à sustentabilidade no deserto de Atacama, no Chile. Kleinjan Groenewald/Courtesy Habitas Atacama

Com uma extensão de aproximadamente 4.345 quilómetros, o longo e esbelto Chile oferece um pouco de tudo. No Norte, paisagens espetaculares simulam Marte na Terra, no deserto de Atacama, onde o Our Habitas Atacama, com 51 quartos, dá ênfase à sustentabilidade. Este novo hotel enquadra-se bem no "principal destino ecológico do mundo", um título que o Chile acaba de receber nos World Travel Awards, pelo segundo ano consecutivo.

A natureza está no seu esplendor em todo o país: milhares de quilómetros de costa do Pacífico a oeste, os imponentes Andes a leste e lagos, vulcões e a Patagónia selvagem a sul.

Esqui de classe mundial em julho e agosto - uma pausa bem-vinda do sufoco do Hemisfério Norte - fica a duas horas ou menos da capital, Santiago. E o novo Parque Nacional Glaciares, de grande altitude, perto da cidade, protege as terras da área mais populosa e historicamente pouco protegida do país. Por Marnie Hunter

Ilhas Abrolhos, Austrália Ocidental

A biodiversidade das Ilhas Abrolhos é lar para leões marinhos, golfinhos, cangurus, lagartos e muito mais. Bill Bachman/Alamy

Todos os anos há um novo episódio na novela que envolve a Grande Barreira de Coral - será que vai ser retirada da lista da UNESCO? Os corais cresceram esta época?

Para os turistas que preferem não mergulhar, há outra maneira de conhecer algumas das magníficas riquezas subaquáticas da Austrália. A cerca de 60 quilómetros da costa da Austrália Ocidental, as menos conhecidas Ilhas Abrolhos abrigam algumas das mais belas paisagens da Costa de Corais do país, acima e abaixo da água.

As baleias-jubarte passam por lá no inverno do hemisfério sul e os viajantes sortudos podem vislumbrar os leões-marinhos australianos. Não há hotéis nas ilhas, pelo que os visitantes mais intrépidos podem pernoitar na cidade de Geraldton ou optar por um cruzeiro, que oferece a oportunidade de assistir a fantásticos pores do sol sobre o Oceano Índico e mergulhar de madrugada, quando os peixes estão mais ativos. Por Lilit Marcus

Macedónia, Grécia

Pessoas passeiam junto ao mar em Salónica, a segunda cidade da Grécia. Hemis/Alamy

Atenas e as ilhas estão sempre cheias de gente, mas no norte da Grécia, a região da Macedónia está relativamente livre do excesso de turismo. No entanto, tem tudo o que os visitantes procuram noutros locais da Grécia: locais arqueológicos, cidades ricas em história e praias em abundância.

Esta foi a terra de Alexandre, o Grande. O seu pai, Filipe II da Macedónia, está sepultado em Vergina, onde o seu túmulo foi transformado num museu subterrâneo de classe mundial que exibe os achados. Nas proximidades, existem vestígios bizantinos na cidade de Veria, no topo da colina, e excelentes adegas, como a Kir-Yianni, nas colinas em redor de Naousa.

Salónica - a capital da região e a segunda cidade da Grécia - é um centro gastronómico, e uma mistura de épocas arquitetónicas e arqueológicas. Perto da cidade encontram-se as praias arenosas de Halkidiki; em direção à fronteira Trácia, há locais arqueológicos como a antiga Filipos e a cidade de Kavala, cujo passado otomano se reflete em cada edifício. Por Julia Buckley

Panamá

O bairro histórico da Cidade do Panamá está classificado como Património Mundial da UNESCO. Bogdan Lazar/Alamy

Pode ser mais famoso pela maravilha da engenharia que é o Canal do Panamá, mas este país da América Central é muito mais do que um destino de passagem.

O Panamá não só tem uma capital vibrante com um bairro histórico classificado como Património Mundial da UNESCO, como também possui mais de uma dúzia de parques nacionais, incluindo o Parque Nacional Volcán Barú, o ponto mais alto do Panamá.

A Cidade do Panamá é também a única capital do mundo com uma floresta tropical dentro dos limites da cidade. Os visitantes interessados em mergulhar na paisagem cultural do Panamá de uma forma sustentável podem reservar aventuras de turismo comunitário através de um portal digital chamado Red SOSTUR, que liga os viajantes às comunidades rurais e às empresas de turismo. Por Tamara Hardingham-Gill

Galiza, Espanha

A Catedral de Santiago de Compostela é um local de peregrinação para centenas de milhares de caminhantes todos os anos. samael334/iStockphoto/Getty Images

Praias desertas banhadas pelo selvagem Oceano Atlântico e emolduradas pela paisagem acidentada do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Delicioso marisco. E uma cidade histórica para sempre entrelaçada com o famoso Caminhos de Santiago. Bem-vindo à Galiza, uma comunidade autónoma no extremo noroeste de Espanha.

A capital regional da Galiza, Santiago de Compostela, há muito que está no mapa turístico graças à sua impressionante catedral do século XII, o ponto de chegada para as centenas de milhares de caminhantes que embarcam nos Caminhos de Santiago todos os anos. Mas mesmo que não esteja a pensar em levar as suas botas de caminhada, a agitada Santiago deve estar no seu radar.

Para vistas espetaculares, dirija-se ao Cabo Finisterra, uma península rochosa que alberga o pitoresco farol de Finisterra. A antiga residência do farol é o Hotel O Semáforo de Finisterra. Os faróis são um pouco temáticos na Galiza: existem 19 no total, incluindo a Torre de Hércules do século I, protegida pela UNESCO, que se acredita ser o farol romano mais antigo do mundo. Por Francesca Street

Ilhas offshore de Singapura

A ilha de St John é um dos retiros que aguardam os visitantes que saem da cidade. David ChiaFF/Alamy

A cidade-Estado de Singapura apresenta o urbanismo no seu melhor: arranha-céus, super-árvores iluminadas a néon e hotéis de seis estrelas, que se superam uns aos outros para redefinir o "luxo". Mas aventurar-se fora da península está a tornar-se rapidamente uma opção mais interessante.

Singapura está a desenvolver algumas das suas ilhas mais pequenas e desabitadas... não as desenvolvendo de todo. A apenas uma viagem de ferry do continente, a ilha Lazarus alberga agora algumas casas pequenas e económicas feitas de madeira recuperada e alimentadas por energia solar. Perto dali a Sisters’ Island abrirá, em 2024, o primeiro parque marinho do país, que inclui uma incubadora de tartarugas marinhas e uma área de proteção dos corais.

A ilha de St. John, com um trilho com menos de três quilómetros destaca as plantas e flores nativas, e ilumina a colorida história da ilha, que inclui um período como centro de quarentena durante um surto de cólera. É um local apropriado para refletir sobre a vida após uma pandemia. Por Lilit Marcus

Mérida, México

Pessoas andam de bicicleta ao longo de uma ciclovia no Paseo de Montejo em Mérida, capital do Estado de Yucatán. megapress images/Alamy

A Península de Yucatán é mais conhecida pelas suas praias tropicais, mas aventure-se no interior e encontrará um inesperado prazer urbano. 

"A singularidade de Mérida vem de uma mistura de património maia e colonial", disse David Casanova, que gere um canal imobiliário no YouTube na capital do Estado de Yucatán com a sua mulher, Megan Sequeira Casanova. "O entusiasmo da cidade começa com a sua gastronomia diversificada e a simpatia dos habitantes locais e estende-se ao seu clima favorável durante todo o ano."

Na cidade, o Paseo de Montejo está repleto de mansões históricas, museus, galerias de arte e vendedores locais. Os Casanova elogiam e promovem os hotéis boutique da cidade, incluindo o Kuka e o Naranjo. Para escapadelas nas proximidades, há a praia de Progreso (a menos de uma hora de distância), fascinantes ruínas maias e grutas subterrâneas chamadas cenotes.

Se está preocupado com a segurança pessoal no México, fique a saber que o Departamento de Estado dos EUA classificou, em dezembro, os Estados de Yucatan e Campache como os dois mais seguros. Por Forrest Brown

Marrocos

Tétouan, no norte de Marrocos, é casa de uma almedina classificada como Património Mundial pela UNESCO. Gordon Sinclair/Alamy

Marrocos, um favorito de longa data graças à sua paisagem diversificada e arquitetura espetacular, recupera com determinação de um terramoto devastador em setembro passado.

Embora os visitantes tendam a reunir-se em cidades populares como Marraquexe, Rabat e Fez, o país não tem certamente falta de locais menos concorridos que são, sem dúvida, igualmente fascinantes. Destacam-se Tétouan, a cidade perto da primeira propriedade Regis Hotels and Resorts em Marrocos, e a histórica Meknes, que está entre os nove locais do país classificados como Património Mundial da UNESCO.

Marrocos tem demonstrado ser um líder mundial no que diz respeito ao turismo sustentável, com o lançamento de várias iniciativas para aumentar a sua produção de energia renovável. O país também alberga uma série de importantes hotéis ecológicos, incluindo o Kasbah du Toubkal, gerido por berberes, situado na base das espetaculares montanhas do Alto Atlas. Por Tamara Hardingham-Gill

As nascentes de água doce da Florida, EUA

Os visitantes de Wakulla Springs encontrarão água refrescante a 21 ºC. Yvette Cardozo/Alamy

Gostava de mergulhar em águas cristalinas em qualquer dia do ano? Pode fazê-lo nalgumas das cerca de 1.000 nascentes de água doce espalhadas pelo norte e centro da Florida.

Estas piscinas naturais imaculadas proporcionam temperaturas estáveis e visibilidade para nadar, fazer tubing, mergulhar, observar a vida selvagem e muito mais. Aqui estão algumas das melhores:

Wakulla Springs tem uma área para nadar com água a 21 °C e este parque estadual oferece um passeio de barco. A profundidade é de cerca de 56 metros. Rainbow Springs é considerada uma das mais belas do Estado. Ginnie Springs, um local de propriedade privada, é famoso pelos seus mergulhos e cavernas. Por Forrest Brown

Texas Hill Country, EUA

Krause Springs, em Spicewood, oferece um mergulho fresco num dia quente. Hill Country também possui colinas, rios sinuosos, adegas, churrascos e música ao vivo. Raul Rodriguez/iStock Editorial/Getty Images

No coração do Texas, Hill Country tem as suas próprias fontes naturais. Um local privilegiado, Krause Springs em Spicewood, atrai os visitantes com mais do que apenas a sua piscina alimentada por nascentes e um buraco natural para nadar: tem também um jardim de borboletas cheio de sinos de vento mágicos. E o Blue Bonnet Cafe, lar de algumas das tortas de creme mais divinais do mundo, fica a uma curta distância de carro em Marble Falls.

Os visitantes também irão encontrar colinas ondulantes e trilhos para caminhadas, rios sinuosos, adegas, churrasqueiras, música e salões de dança, além de uma explosão de flores silvestres em março e abril. E em 2024, abril também trará um espetáculo celestial à Hill Country: o eclipse solar total a 8 de abril.

O Gruene Hall, em New Braunfels, é lendário entre os salões de dança históricos do Texas, e Luckenbach, uma pequena aldeia nos arredores da grande cidade de influência alemã de Fredericksburg, tem um salão de dança e círculos regulares de música debaixo dos carvalhos. Por Marnie Hunter

Fujairah, Emirados Árabes Unidos

O emirado menos conhecido Fujairah tem belas praias e paisagens montanhosas espetaculares. Stefan Tomic/E+/Getty Images

Fujairah, um dos emirados mais pequenos e menos conhecidos dos Emirados Árabes Unidos, é tão tranquilo quanto belo. Repleto de espetaculares cadeias montanhosas e praias imaculadas, é significativamente menos desenvolvido do que cidades como o Dubai e Abu Dhabi, e oferece uma atmosfera autêntica e tranquila que é difícil de superar.

Fujairah tem um clima mais fresco em comparação com os outros emirados, devido à sua localização montanhosa, mas os meses de inverno são definitivamente a altura mais agradável para visitar.

A Ilha Snoopy, um local de mergulho que se assemelha ao famoso cão dos desenhos animados deitado de costas, é uma das principais atrações, graças às suas águas cristalinas e recifes de coral, enquanto as cascatas do Parque Nacional Wadi Wurayah são outro ponto de passagem obrigatório. Por Tamara Hardingham-Gill

Gronelândia, Dinamarca

O fiorde de gelo de Ilulissat é uma das paisagens marcantes da Gronelândia. O território autónomo da Dinamarca deverá acolher novos aeroportos em 2024. Sharpshooters/VWPics/AP

As paisagens de cortar a respiração da Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca situado a nordeste do Canadá, tornar-se-ão este ano um pouco mais acessíveis aos viajantes internacionais.

Estão a ser inaugurados novos aeroportos internacionais na capital da Gronelândia, Nuuk, e na cidade costeira de Ilulissat. Estes centros de aviação prometem pistas mais longas, capazes de receber aviões comerciais de maiores dimensões. A crise climática é uma ameaça real e visível na Gronelândia e o investimento no turismo está a aumentar à medida que as alterações climáticas constituem um obstáculo às indústrias tradicionais.

Saiba mais sobre a forma como a Gronelândia se está a adaptar e as histórias do povo Inuit, que viveu na região durante milhares de anos, no Icefjord Center em Ilulissat, na costa oeste. A colorida Ilulissat é também o lar do Fiorde de Gelo de Ilulissat, classificado como Património Mundial da UNESCO, que oferece a vista deslumbrante de uma baía cheia de icebergues flutuantes. De um modo geral, a natureza é o principal acontecimento na Gronelândia, com outros destaques que incluem a observação de baleias, passeios de trenó puxado por cães e avistamentos da aurora boreal. Por Francesca Street

Uzbequistão

O mausoléu de Shah-i-Zinda, em Samarqanda, é um dos sítios religiosos e culturais mais ricos do Uzbequistão. Tuul & Bruno Morandi/The Image Bank RF/Getty Images

Antes da pandemia, o Uzbequistão estava prestes a tornar-se o próximo grande destino turístico, graças a uma série de reformas ambiciosas destinadas a transformar o país num destino de classe mundial.

Agora, chegou finalmente o seu momento.

Com acesso isento de visto para cidadãos de 86 países, as paisagens intactas e a arquitetura bem preservada do Uzbequistão estão prontas e à espera de surpreender os visitantes.

Para uma melhor compreensão da posição do Uzbequistão no coração da lendária Rota da Seda, uma rota comercial histórica que ia da China e da Índia até ao Mediterrâneo, as cidades de Samarcanda, Bukhara e Khiva esperam por si. Entretanto, a aldeia montanhosa uzbeque de Sentob - a cerca de 3,5 horas de Samarqanda - foi adicionada à lista das "Melhores Aldeias Turísticas" da UNESCO em 2023. A aldeia foi citada pelo seu empenho no desenvolvimento sustentável, com destaque para a natureza, a alimentação biológica e o turismo ecológico e de montanha.

É fácil viajar pelo país graças ao comboio de alta velocidade Afrosiyob Express, que liga a capital Tashkent a Samarqand e Bukhara. Por Karla Cripps

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados