Olá, verão: vieste meio fresco e com ameaça de chuva para o São João

21 jun 2022, 07:30
São João, no Porto

Começou o verão. Vem com temperaturas frescas, mais humidade e possibilidade de precipitação

Olhos no mar, pés na areia, bola de Berlim na mão, cheiro de protetor solar: chegou o verão. Com ele espera-se que chegue o calor e o tempo seco, ideal para um dia na praia a relaxar com aqueles que mais gostamos. Mas será que estão previstas temperaturas elevadas? Qual a previsão para este verão?

Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), diz à CNN Portugal que o primeiro dia de verão vai ser fresco. Esta terça-feira os termómetros vão ter temperaturas, por exemplo, entre os 20 e os 24 graus em Lisboa e os 20 e os 22 graus no Porto. Isto porque Portugal está a ser influenciado por uma depressão em altitude, que provoca temperaturas mais frescas e mais humidade, ao contrário do calor dominante nas últimas semanas.

A depressão permanecerá pelo menos até ao final da semana, sendo provável a ocorrência de precipitação em forma de aguaceiros, principalmente no norte e centro do país. Caso se questione se essa precipitação vai ocorrer durante a noite de São João (desta quinta para sexta-feira), a resposta é sim. Existe uma probabilidade de 60% a 70% de chover numa das noites mais importantes do Porto.

Jorge Ponte explica que, embora possa haver “uma melhoria” no final da semana, a chuva pode ser uma realidade no Porto.

Questionado acerca do que se pode esperar das temperaturas deste verão, o meteorologista afirma que é “cientificamente impossível” prevê-las e “quem disser o contrário está a mentir”. “Pode haver períodos de mais calor e períodos mais frescos”, afirma, acrescentando que no máximo é possível prever a meteorologia para as duas semanas seguintes.

Será então necessário continuar a visitar o site do IPMA e esperar para ver o que este verão nos reserva.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados