Covid-19: já foram vacinadas 250 mil crianças entre os 5 e os 11 anos

9 jan 2022, 12:01

Números alcançados no dia anterior ao regresso às aulas presenciais

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou este domingo que já foram vacinadas 250 mil crianças entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19 em Portugal.

"É mais de 40% do que o espetro elegível das 600 mil crianças", afirmou, relembrando que estão feitos mais 30 mil autoagendamentos para este domingo, o que pode fazer com que o dia acabe com uma taxa de 45% daquela população vacinada.

Os dados são avançados no dia anterior ao regresso às aulas presenciais, regresso esse que tinha sido adiado por causa da semana de contenção de contactos, que agora termina. A partir de um centro de vacinação em das Caldas da Rainha, António Lacerda Sales agradeceu a todos os pais e crianças que contribuíram para o processo, lembrando que de 5 de fevereiro a 13 de março vão ser administradas as segundas doses, havendo disponibilidade para também vacinar com primeira dose quem não foi inoculado na primeira fase.

Questionado sobre o regresso às aulas, o governante lembra que foi por isso que foi antecipada a vacinação de crianças, mas também de docentes e não docentes.

"Temos todas as condições para começar o ano letivo com segurança", afirmou.

Questionado sobre se a vacinação deveria ter sido iniciada mais cedo, para que o período de efetividade da vacina ocorresse antes do início das aulas, Lacerda Sales reconheceu que “o período de 14 dias é muito importante”, mas refutou ter havido “atraso” na aplicação da vacina, afirmando-se “perfeitamente seguro e convicto de que este tempo é o tempo necessário para começar o ano letivo em segurança”.

O governante afirmou ainda que "garantidamente o mais brevemente possível os professores de ensino superior também serão vacinados".

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados