Mais de 50 mortos em ataque russo a café e loja na região de Kharkiv

CNN , Tim Lister e Svitlana Vlasova (atualizado às 17:51)
5 out 2023, 15:40

Zelensky, que se encontra de visita a Espanha, classificou o ataque como "um crime russo comprovadamente brutal - um ataque a uma mercearia comum, um ataque terrorista completamente deliberado"

Subiu para 51 o número de vítimas mortais de um ataque russo a alvos civis na região de Kharkiv, de acordo com o último balanço.

No anterior balanço, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deu conta de pelo menos 48 mortos num ataque de artilharia russa que atingiu um café e uma loja perto de Kupiansk nesta quinta-feira.

Pouco depois das 13 horas locais, as forças russas bombardearam um café e uma loja na aldeia de Grozna, no distrito de Kupiansk, de acordo com Oleh Syniehubov, chefe da administração militar da região de Kharkiv.

"As equipas de salvamento continuam a trabalhar no local. Até agora, os corpos de 48 pessoas mortas, incluindo um menino de 6 anos, foram retirados dos escombros", acrescentou. "Seis pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas. Os médicos estão a prestar-lhes a assistência necessária. As operações de salvamento no local estão a decorrer."

Zelensky, que se encontra de visita a Espanha, classificou o ataque como "um crime russo comprovadamente brutal - um ataque a uma mercearia comum, um ataque terrorista completamente deliberado".

"O terror russo tem de ser travado. Qualquer pessoa que ajude a Rússia a contornar as sanções é um criminoso. Todos os que continuam a apoiar a Rússia estão a apoiar o mal. A Rússia precisa deste e de outros ataques terroristas semelhantes apenas para uma coisa: fazer da sua agressão genocida o novo normal para todo o mundo", disse Zelensky.

Imagens de bombardeamento em Kharkiv são “absolutamente horríveis”

As Nações Unidas lamentaram, entretanto, o bombardeamento da aldeia de Hroza, na região ucraniana de Kharkiv, considerando as imagens do que considerou um crime de guerra como “absolutamente horríveis”.

“Estou chocada com os relatos de um ataque russo que, há pouco tempo, destruiu a aldeia de Hroza, na região de Kharkiv, matando dezenas de civis. As imagens que chegam da localidade onde vivem pouco mais de 300 pessoas são absolutamente horríveis”, disse a coordenadora humanitária da ONU na Ucrânia, Denise Brown, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

No documento, Denise Brown lamentou, em nome da ONU e da comunidade humanitária, que o povo ucraniano tenha tido de “testemunhar hoje, mais uma vez, outra consequência bárbara da invasão russa”.

A responsável diplomática assinalou que dirigir um ataque contra civis ou objetos civis constitui um crime de guerra, bem como lançar intencionalmente um ataque com potencial desproporcionado.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados