A televisão mais vista em Portugal. TVI e CNN Portugal lideram audiências

1 mar, 13:46
TVI

Generalista ganhou à SIC pela primeira vez em cinco anos, enquanto o canal de informação cimenta-se como o mais visto no cabo

Foi a melhor forma de celebrar o aniversário. A TVI ganhou o mês de fevereiro e confirmou a liderança das audiências em Portugal, vencendo tanto em número de dias como na média global.

"Quer durante as manhãs e as tardes, quer no horário nobre, a TVI liderou, o mesmo acontecendo em relação aos públicos-alvo principais", informa a estação de televisão em comunicado, no qual se assume como o "maior ponto de encontro do país", reunindo desde os mais jovens aos mais velhos, de Norte a Sul.

O diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, destaca estes resultados como a representação do "reconhecimento dos espectadores pelo esforço, pela dedicação, pela criatividade e pela competência de quantos fazem diariamente a estação".

Já a diretora de Entretenimento e Ficção, Cristina Ferreira, afirma que "os números refletem o foco, a persistência e capacidade de uma equipa que todos os dias trabalha afincadamente para que a TVI volte a ser a grande referência da televisão portuguesa, em todas as áreas".

Sucesso no entretenimento mas também na informação. "A estação está a dar passos seguros em todas as áreas. No Jornalismo temos procurado afirmar a TVI como um referencial de credibilidade, mas também como a marca de Informação que está ao lado dos cidadãos, questionando e fiscalizando todos os poderes", aponta o diretor de Informação do canal, Nuno Santos.

De resto, a vitória na Informação estende-se ao cabo. A CNN Portugal continua a ser o canal de informação de eleição - é assim desde que o canal foi lançado, sendo que a grande cobertura dos conflitos internacionais, nomeadamente da guerra na Ucrânia, têm contribuído para essa liderança - que é cimentada em período de plena campanha eleitoral.

Esta vitória da TVI representa uma quebra de um ciclo de liderança da SIC, que esteve à frente durante cinco anos. A dinâmica renovada da Ficção e Entretenimento da TVI e o crescimento da Informação foram fatores decisivos para a afirmação da TVI como a estação de eleição com 15,6% de share, uma vantagem de 0,6 pontos percentuais em relação à SIC.

Um dos destaques vai para "Cacau", produção nacional que se destaca como a novela preferida dos portugueses.

Mas há também vitórias no domingo à noite. "Big Brother Desafio Final" tem elevado a experiência do reality "a um novo patamar". As galas dominam os serões de domingo com 920 mil espectadores, enquanto o "Especial" lidera em horário nobre de segunda a sexta. Em paralelo, também "Última Hora" e "Extra" lideram nos seus horários.

Quanto à Informação, continua a crescer. O "Jornal Nacional" regista os melhores números dos últimos cinco anos, tendo ultrapassado os seus principais concorrentes de forma consistente. Isto num mês em que o país entrou na fase decisiva para as eleições de 10 de março, com a TVI a lançar uma série de conteúdos ligados à política, nomeadamente a Tracking Poll e a rubrica "Os Eleitos".

O mesmo serve para a CNN Portugal, que tem estas mesmas rubricas, mas também um espaço de comentário alargado, seja pelos "Consultores", com Luís Paixão Martins e Rui Calafate, seja por "Zoom", com Miguel Sousa Tavares e Mafalda Anjos, além de outros espaços informativos e de opinião.

"Os espectadores encontram na TVI a melhor companhia para o dia-a-dia. Além dos programas já referidos, 'Dança com as Estrelas', 'Festa é Festa', 'Dois às 10' e 'Em Família', lideram nos seus horários", refere o canal.

No oitavo mês seguido em que o grupo de canais TVI (quatro canais) vence, destaque também para a TVI Ficção, que regista um excelente resultado, e o TVI Reality a figurar no top 10 da televisão paga em Portugal.

Empresas

Mais Empresas

Mais Lidas

Patrocinados