Adiado julgamento de Trump por interferência nas eleições de 2020

3 fev, 10:56
O ex-Presidente Donald Trump, candidato presidencial republicano, discursa numa festa da noite das eleições primárias em Nashua, N.H., terça-feira, 23 de janeiro de 2024. (AP Photo/Matt Rourke)

Juíza federal decidiu cancelar o arranque do julgamento, que estava marcado para 4 de março, enquanto outro tribunal avalia recurso apresentado pelo ex-presidente

Uma juíza norte-americana adiou formalmente o julgamento federal de Donald Trump por suspeitas de interferência nas eleições de 2020, que o ex-presidente perdeu para Joe Biden.

O julgamento tinha início marcado para 4 de março, em Washington DC, mas a juíza federal Tanya Chutkan indicou que já não vai arrancar nessa data, face a um recurso apresentado por Trump no qual alega ter imunidade quanto a ações praticadas quando ainda era chefe de Estado.

A mesma juíza proibiu a procuradoria de apresentar moções enquanto não há decisão formal quanto ao recurso, e deixou claro que a equipa de defesa de Trump terá sete meses para se preparar para o julgamento.

O ex-presidente enfrenta atualmente mais de 90 acusações criminais em vários estados por alegadas tentativas de subverter a vitória de Biden, pela retenção ilegal de documentos confidenciais após ter abandonado a Casa Branca e pelo pagamento de subornos a uma atriz de filmes pornográficos durante a campanha eleitoral.

Para além disso, o candidato às presidenciais deste ano acaba de ser condenado a pagar 88 milhões de dólares à ex-colunista da revista Elle, E. Jean Carroll, por ter abusado sexualmente dela nos provadores de uma loja de roupa em meados dos anos 1990 e por posteriormente ter difamado a autora.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados