FBI alerta para não se utilizar estações de carregamento de telemóvel públicas

CNN , Jennifer Korn
18 abr 2023, 10:00
FBI alerta para não se utilizar estações de carregamento de telemóvel públicas. Foto: iStockphoto/Getty Images

O FBI está a alertar os consumidores contra a utilização de estações de carregamento de telefones públicas para evitar a exposição dos dispositivos a software malicioso

As portas de USB públicas como as encontradas em centros comerciais e aeroportos estão a ser utilizadas por agentes maliciosos para espalhar malware e software de monitorização, de acordo com um tweet da filial de Denver do FBI publicado na semana passada. A agência não cita quaisquer exemplos específicos. 

"Tenha o seu próprio carregador e cabo USB e utilize uma tomada elétrica", aconselha a agência no tweet.

Embora as estações de carregamento públicas sejam atrativas para muitos quando os dispositivos estão com a bateria nos mínimos, há anos que os especialistas em segurança têm levantado dúvidas sobre o risco associado. Em 2011, os investigadores passaram a cunhar este problema de "juice jacking". 

"Só por ligar o seu telefone a uma tomada ou carregador [comprometidos], o seu dispositivo fica logo infetado, e isso compromete todos os seus dados", explicou Drew Paik, anteriormente da empresa de segurança Authentic8, à CNN, em 2017. 

O cabo que utiliza para carregar o seu telefone é também utilizado para enviar dados do seu telefone para outros dispositivos. Por exemplo, quando liga o seu iPhone ao seu Mac com o cabo de carregamento, pode descarregar fotografias do seu telefone para o computador. 

Se uma destas portas estiver comprometida, não há limite para a informação que um hacker poderá tirar, tinha explicado Paik à CNN. Isso inclui o seu e-mail, mensagens de texto, fotografias e contactos. 

"O FBI partilha regularmente lembretes e anúncios de serviço público em conjunto com os nossos parceiros", diz Vikki Migoya, oficial de assuntos públicos da filial de Denver do FBI, à CNN. "Este é um lembrete geral para o público americano manter-se seguro e atento, especialmente quando está a viajar". 

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla inglesa) norte-americana também atualizou uma publicação num blogue na semana passada alertando que um ponto de carga corrompido pode permitir a alguém com más intenções bloquear um dispositivo ou extrair dados pessoais e palavras-passe. 

"Em alguns casos, os criminosos podem deixar intencionalmente os cabos ligados nas estações de carregamento", diz a publicação da FCC. "Tem havido mesmo relatos de cabos infetados a serem distribuídos como brindes promocionais."

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados