Fácil, divertido e seguro? Érica Vicente foi levada pelo vento quando praticava paddle: os conselhos para quem quer praticar este desporto em segurança

17 abr 2023, 16:59

Cada vez mais popular, o stand up paddle (SUP) pode ser um desporto bastante divertido mas também acarreta riscos. É importante saber as regras para praticar em segurança

Érica Vicente, de 17 anos, sobreviveu 22 horas em mar alto depois de ter sido levada pelo vento quando praticava stand up paddle (SUP) numa praia do Algarve. Passou a noite na água, a vários quilómetros da costa, “apenas com um biquíni”, uma prancha e um remo. O incidente chamou a atenção para um desporto que se tornou recentemente bastante popular entre os portugueses e que é geralmente visto como fácil, divertido e seguro.

"Mas é preciso que as pessoas cumpram as regras", avisa Jorge Branco, presidente da ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding Portugal. "A venda de pranchas é livre, qualquer pessoa pode ir a uma loja e comprar uma prancha de SUP. A maioria das pessoa compra uma prancha, vê uns vídeos na internet e vai para a água sem ter qualquer conhecimento sobre a modalidade", alerta este praticante. "Por parecer ser tão fácil, o número de praticantes tem aumentado bastante, as pessoas veem o paddle como uma atividade de lazer e diversão e nem sabem que podem pôr a sua vida em risco."

O presidente da associação lembra que a prancha de SUP, pelas suas dimensões, é considerada pelas capitanias uma embarcação sem motor, regida por toda a legislação inerente a esse tipo de embarcações. "Praticar SUP tem regras que estão na lei. Aquilo que nós defendemos já há algum tempo é que essas regras deviam estar numa brochura que devia acompanhar a venda do equipamento, como já acontece no estrangeiro", afirma. Além disso, "não chega só fazer leis, é preciso divulgá-las e fiscalizar o seu cumprimento."

Entre o bom senso sempre necessário e aquilo que está na lei, aqui ficam os conselhos para quem quer começar a praticar este desporto em segurança:

Saber nadar

Parece um conselho óbvio, mas nunca é demais repetir: se vai praticar qualquer atividade aquática convém saber nadar, mesmo que se mantenha perto das margens e que use um colete salva-vidas.

Ter uma aula

Antes de comçar a praticar stand up paddle, João Banco aconselha os iniciantes a terem uma ou mais aulas numa escola certificada, onde poderão aprender a manejar a prancha e o remo e aprenderão as regras básicas do SUP.

Este é o material necessário

A prancha e a pagaia (remo) devem ser adequados ao seu peso e altura - tenha atenção no momento da compra.

Além disso, há dois objetos obrigatórios: o leach (trela) que prende a prancha ao tornozelo e impede que, no caso de cair à água, ela se afaste; e um colete salva-vidas adequado à prática de desporto.

É também aconselhável que coloque protetor solar antes de entrar na água e use roupa adequada - lembre-se que a temperatura da água do mar em Portugal pode não ser muito elevada. Outra dica: use cores fortes que tornam mais fácil a sua identificação. Um apito pode ser útil  para sinalizar a sua presença a outros praticantes e banhistas.

Leve o telemóvel

O praticante deve dispor de comunicações móveis em condições de comunicar com o número nacional de emergência (112) em caso de acidente. Deverá ter uma bolsa impermeável para guardar o telemóvel e outros ojetos que queira levar consigo.

Evite treinar sozinho

Se não tem experiência, evite treinar sozinho, sobretudo se praticar no mar.

Escolha um local tranquilo

O paddle pode ser praticado no mar mas também em lagoas, rios, barragens e até piscinas. O importante é que a água tenha um mínimo de profundidade e espaço suficiente para remar. Aos iniciantes, recomenda-se por isso que procurem locais sem correntes fortes e com a superfície da água mais lisa, o que facilita o equilíbrio e diminui os riscos.

Atenção aos avisos meteorológicos

Antes praticar, deve informar-se sobre sobre as características do local escolhido: possíveis correntes, existências de obstáculos e outros perigos. Além disso, os praticantes devem ter sempre atenção aos avisos meteorológicos: não se deve fazer stand up paddle em dias de chuva intensa, vento forte ou trovoada, por exemplo.

No mar: tenha atenção ao vento e às vagas

Além disso, se for para o mar, saiba que a prática de SUP não é permitida com vento superior a F4 da escala de Beaufort (até 16 nós) e com mar de pequena vaga (vaga até 1 metro de altura).

Quem se está a iniciar no SUP deve escolher dias sem vento. No caso de haver vento, Jorge Branco sublinha que quando este sopra de terra para o mar pode ser bastante perigoso: o vento pode arrastar os praticantes para longe e remar contra o vento não é fácil, o que dificulta o regresso.

Jorge Branco chama ainda a atenção para que não se não confunda o tamanho da vaga com a rebentação da onda na praia.

Não pode praticar de noite

A prática de SUP só é permitida durante o período diurno, até uma hora antes do pôr do sol.

Não se afaste da berma

A  prática de SUP não pode ser exercida a mais de 300 metros da borda de água. A partir de 300 metros é considerada zona de navegação (ou seja, de barcos a motor).

Mas mantenha-se longe dos banhistas

Durante a época balnear, é proibida a prática de SUP nas zonas reservadas a banhistas.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados