Fernando Santos: «Nenhum treinador diz a um jogador para não se atirar ao chão»

7 jan 2004, 15:14

Mergulhar ou não mergulhar nos penalties, eis a questão Um treinador não «manda» mergulhar, nem diz para evitar. Isso seria deturpar o futebol.

O lance do primeiro golo do Sporting no domingo frente ao Benfica, um penalty arrancado por Silva frente a Moreira, suscitou esta terça-feira uma reacção curiosa de Fernando Santos. Quase a roçar o ético mas abordando também a essência do jogo. Considerando que é «normal» que um jogador se atire para o chão no calor do encontro, o técnico diz não apoiar esse recurso mas, não sendo «santinho», também nunca disse a um jogador para não repetir. Resumindo: não instrui os jogadores para procurar uma falta, mas também não os censura. Até porque, muitas das vezes, o que acontece é «sem querer», sustentou. O técnico acrescentou que no campo o lance lhe pareceu grande penalidade, mas depois, ao ver na televisão, verificou que não.

«Acho mal agressões e falta de fair-play, mas um jogador não se vai atirar para o chão nunca mais? Isso é matar o futebol! É normal, é uma coisa que faz parte do jogo. Nunca instruí um jogador nesse sentido e mandarem-se para o chão é espontâneo. Moralmente não é correcto, mas não vamos fazer disto um drama. Sou Santos mas não sou santinho, por isso não vou dizer a um jogador para não se mandar, acreditar nisso é acreditar no Pai Natal - nenhum treinador vai dizer a um jogador 'vê lá, tu não te mandes'... nem o contrário. Aliás, no campo ele nem se vai lembrar do que lhe disse. Ainda por cima não se repetem jogos nem se perdem pontos por causa dessas coisas...», disse.

Fernando Santos defendeu ainda que o lances premeditados ou uma clara intenção de prejudicar um colega com uma agressão devem ser punidos. Mais: numa jogada que resulte numa lesão de um jogador durante dois meses, o agressor deve ser punido com o mesmo tempo sem jogar. Acima de tudo, o julgamento destas questões baseia-se numa «linha ténue» de interpretação. Tal como na vida, «no futebol também se comete erros. E Fernando Santos até confessou que contorna filas de trânsito entrando nas bombas de gasolina...

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados