Poderá o Sporting ser campeão já neste fim de semana? A história diz que é pouco provável, mas...

4 mai, 15:00
Portimonense-Sporting (Lusa/Luís Forra)

Se as partidas dos leões e do Benfica nesta jornada decorrerem como habitualmente, a confirmação do título do Sporting será adiada para a penúltima ronda, em que o Sporting defronta o Estoril Praia no António Coimbra da Mota e o Benfica recebe o Arouca na Luz

A Liga 2023/24 pode ficar decidida já este fim de semana. Para tal, basta que o Benfica perca pontos na deslocação a Famalicão e que o Sporting vença o Portimonense em Alvalade. A verdade é que, olhando à história, será difícil que os resultados se conjuguem.

Encarnados e famalicenses defrontaram-se por 26 vezes em jogos oficiais ao longo da sua história, mas por apenas cinco vezes os azuis e brancos conseguiram não perder com o Benfica.

No entanto, três desses resultados ocorreram de 2019 para cá, período em que o Famalicão regressou à Liga. Os primeiros, dois jogos em Famalicão, disputaram-se na época 19/20, um para a Taça e outro para o campeonato. O mais recente tropeção do Benfica frente ao clube agora treinado por Armando Evangelista foi em casa, para a Liga 21/22, quando os clubes empataram a zeros.

Contudo, há também outro dado a ressalvar: o Famalicão não marca golos ao Benfica desde 12 de dezembro de 2021, quando Bruno Rodrigues assinou o tento solitário do clube minhoto numa derrota caseira por 1-4.

Por sua vez, Sporting e Portimonense defrontaram-se de forma oficial por 44 vezes, com apenas seis vitórias para o Portimonense e cinco empates. Os dados recentes são ainda mais desfavoráveis para os algarvios: desde que subiram pela última vez à Liga, na época 17/18, os leões venceram 13 dos 14 encontros oficiais entre as equipas. A única vitória do Portimonense nesse período verificou-se na época 18/19, quando golos de Wilson Manafá, Shoya Nakajima e João Carlos foram mais do que suficientes para derrotar o clube verde e branco por 4-2 no Estádio Municipal de Portimão.

Se ambas as partidas decorrerem como habitualmente, a confirmação do título do Sporting será adiada para a penúltima jornada, em que os leões defrontam o Estoril Praia no António Coimbra da Mota e o Benfica recebe o Arouca na Luz.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados