«Falhámos na finalização», admite Manuel Fernandes

4 fev 2001, 22:16

Sporting-Sp. Braga, 1-2 (reportagem) O técnico do Sporting ainda não conseguiu digerir a sua primeira derrota no comando técnico dos «leões». Considera que a falha esteve no meio-campo e que os dois golos do Braga aniquilaram o esquema da equipa de Alvalade. Manuel Cajuda preferiu declarar os seus jogadores como «os heróis da noite» e pensa já na recepção ao líder da tabela, o Boavista.

«Não fomos felizes no capítulo da finalização, em especial no último remate». No final do encontro com o Sporting de Braga, que o Sporting perdeu por 1-2, Manuel Fernandes ainda não tinha digerido a sua primeira derrota no comando técnico da equipa leonina. 

«Só depois de ver o jogo na televisão é que posso analisar melhor as razões que levaram a este resultado», referiu o treinador, que não conseguiu explicar a diferença exibicional apresentada pela equipa nas duas partes do encontro.  

Satisfeito com a prestação dos jogadores no primeiro tempo, já que «o Sporting foi a equipa dominante», Manuel Fernandes não deixou de admitir que «na segunda parte tudo foi diferente». «O Sporting ainda reagiu à desvantagem, correu, se calhar não foi tão consistente na zona central do terreno», considerou. 

«Quando senti que estávamos a perder o controlo do meio-campo e ia fazer a alteração na equipa acabámos por sofrer o golo. Aí já não valia a pena mexer no meio-campo mas sim no ataque», referiu Manuel Fernandes. 

Após o empate do Braga, a equipa leonina continuava sem conseguir chegar com perigo à baliza adversária. Manuel Fernandes salientou que «sofrer dois golos em tão pouco tempo alterou tudo aquilo que a equipa pretendia fazer» e acabou por não conseguir dar a volta ao resultado. 

Em relação à arbitragem de José Pratas, o técnico do Sporting preferiu não comentar, com excepção da alegada grande-penalidade sofrida por Mpenza, logo no primeiro tempo. «Em relação a esse lance não tenho dúvidas, porque foi bem próximo do banco do Sporting, mas prefiro não comentar a prestação do árbitro», referiu. 

«Se queremos ser grandes temos de fazer coisas grandes», diz Manuel Cajuda 

O treinador do Sporting de Braga prometeu e cumpriu. Chegou a Alvalade para enfrentar o Sporting de igual para igual e acabou por sair com uma vitória que lhe garantiu três pontos preciosos e a manutenção nos lugares cimeiros da tabela. «Se queremos ser grandes temos de fazer coisas grandes», lembrou o técnico que na próxima jornada receberá o Boavista, líder da tabela. 

Uma vitória frente à equipa de Jaime Pacheco poderá fazer os homens de Braga sonhar com o título mas, para já, Manuel Cajuda prefere festejar a vitória desta noite frente ao Sporting. «Fomos a equipa que soube sofrer e não havia nada melhor do que tentar ganhar», salientou o técnico, que considerou os jogadores como «os verdadeiros heróis» da noite. 

Com a lição bem estudada, o treinador do Braga sabia como reagir perante os «que ainda são campeões nacionais». «Vimos os jogos anteriores do Sporting e sabíamos que as coisas não lhes iam correr tão bem na segunda parte», referiu Manuel Cajuda, que nos últimos 45 minutos do encontro reforçou a equipa e conseguiu dar a volta ao resultado. 

Em relação à arbitragem, o técnico não se alongou em comentários, preferindo realçar a prestação da sua equipa. «Acho que é um pouco de falta de respeito para com os profissionais do Braga dizer que vencemos por causa do árbitro. Fizemos dois golos claros e sofremos um. Hoje ganhámos o jogo porque tivemos a melhor equipa e os melhores jogadores», concluiu o técnico. 

Também Miki Féher estava contente com o resultado. O húngaro não conseguiu chegar com sucesso à baliza de Peter Schmeichel, mas salientou que «o mais importante foi a vitória do Sporting de Braga».  

O melhor marcador do Braga lembrou que «no campeonato esta equipa já conseguiu vencer o Sporting por duas vezes» e por isso «tem de pensar em ganhar ao Boavista». Com duas semanas para preparar a recepção ao líder da tabela, Féher garantiu que o segredo está «no trabalho diário e no esforço dos jogadores» dentro das quatro linhas. O Braga promete continuar nos primeiros lugares da classificação...

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados