Tracking poll: PS segue na liderança, Livre ultrapassa CDS-PP

15 jan, 20:30
Tracking poll de 15 de janeiro de 2022 para as eleições legislativas

Chega e Bloco de Esquerda sobem nas intenções de voto, ao contrário da Iniciativa Liberal

Na sondagem diária da TVI/CNN, o PS segue na liderança, com 38,8%, uma queda de apenas 0,1 pontos percentuais face a sexta-feira. O PSD surge no segundo lugar, tombando ligeiramente em 0,4 pontos percentuais para os 29,3%.

A ganhar fôlego está o Chega, que sobe quase um ponto percentual face à última sondagem, para os 7,8%. Este sábado, o Bloco de Esquerda também verificou uma ascensão, mais tímida, para os 6,8%. Já a Iniciativa Liberal cai 0,5 pontos percentuais para os 4,9%, enquanto que a CDU mantém os 4,6% registados sexta-feira.

Quantos aos partidos de menor expressão, o PAN fica aquém dos 2%, e o Livre, com 1,5%, ultrapassa o CDS-PP, que regista menos 0,2 pontos percentuais que o partido de Rui Tavares, no que seria um novo mínimo histórico para os democratas-cristãos.

A TVI/CNN Portugal apresenta uma nova sondagem todos os dias, que vai permitir ver a evolução do sentido de voto e tentar identificar quais os temas que têm reflexo nas intenções de voto dos portugueses.

O ponto de partida são os dois últimos barómetros da Pitagórica para a TVI/CNN Portugal, a que acrescentamos agora diariamente uma nova amostra que renova todos os dias cerca de um terço do universo em análise. É uma técnica de amostragem conhecida em todo o mundo como tracking poll.

Ficha técnica

Durante 4 dias (11 a 14 de janeiro de 2022) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal uma sub-amostra de 152 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra de 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing). O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. A taxa de resposta foi de 60,06% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará oportunamente para consulta online.

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