Ucrânia condena dois soldados russos a 11 anos e meio de prisão

31 mai 2022, 11:42

É a segunda condenação por crimes de guerra desde o início da invasão da Rússia. Condenados bombardearam cidade

Um tribunal ucraniano condenou dois soldados russos a 11 anos e meio de prisão por bombardearem uma cidade no leste da Ucrânia, avança a agência Reuters esta terça-feira.

Esta é a segunda condenação por crimes de guerra desde o início da invasão russa em fevereiro.

Alexander Bobikin e Alexander Ivanov, que ouviram o veredito numa caixa de vidro reforçada no tribunal distrital de Kotelevska, no centro da Ucrânia, declararam-se “culpados” na semana passada. Os dois admitiram pertencer a uma unidade de artilharia que disparou contra alvos em Kharkiv a partir de Belgorod, na Rússia. 

“Sou totalmente culpado dos crimes de que sou acusado”, afirmou Alexander Bobikin na sala de audiências na região de Poltava, que fica perto de Kharkiv.

Os bombardeamentos em causa destruíram uma escola na cidade de Derhachi.

Os homens, descritos como o condutor e o responsável pelas armas, foram capturados depois de terem ultrapassado a fronteira e terem continuado a bombardear o local.

O advogado de defesa argumentou que os dois soldados estavam apenas a seguir ordens, acrescentando que estavam arrependidos e que tinham pedido clemência. “Estou arrependido e peço uma redução da sentença”, disse Alexander Ivanov, que pediu para não ser condenado à pena máxima.

Recorde-se que Vadym Shishimarin, soldado russo, já foi condenado a prisão perpétua por crimes de guerra, depois de ter matado um civil a sangue frio em Chupakhivka.

Europa

Mais Europa

Patrocinados