«Ilhas Faroé estão à nossa frente, queremos mudar a classificação»

9 out 2016, 18:05
João Moutinho (Lusa)

João Moutinho alerta para as dificuldades que podem surgir diante de um adversário que aina não sofreu golos

João Moutinho garante que a Seleção Nacional está determinada a vencer esta segunda-feira nas Ilhas Faroé e, desta forma, somar a segunda vitória consecutiva na fase de qualificação para o Mundial2018. No entanto, o médio do Monaco admite que vai ser preciso o máximo de concentração e motivação para ultrapassar um adversário que ainda não sofreu golos nesta fase de qualificação. O relvado sintético e a longa viagem até Torshavn não podem ser desculpas para o internacional português.

A conferência de imprensa começou precisamente por aí, pelo piso sintético. «Preparámos este jogo da mesma maneira que temos preparado todos os outros jogos. É um campo a que não estamos habituados, mas vamos ter que jogar e dar o nosso máximo para nos superiorizarmos às Ilhas Feroé. É uma seleção bem organizada, com bons jogadores, vamos ter de estar concentrados para somar a segunda vitória, que é o nosso objetivo», começou por referir.

O selecionador das Ilhas Feroé, Lars Olsen, atribuiu o favoritismo a Portugal. João Moutinho aceita a opinião do adversário, mas considera que Portugal vai ter de o provar em campo. «Partilho que somos favoritos, mas temos de mostrar dentro de campo esse favoritismo. Neste momento o que podemos ver na classificação é que as Ilhas Faróe estão à nossa frente e amanhã queremos mudar essa classificação. Mas se não levarmos o nosso trabalho nos treinos para o jogo, vamos ter dificuldades, porque as Ilhas Faroé são uma equipa que defende bem e sofre poucos golos. Temos de sair daqui com a vitória, o nosso objetivo, para este e para outros jogos, é sempre vencer», prosseguiu.

Uma qualificação que traz uma dificuldade acrescida, uma vez que Portugal joga agora com o estatuto de campeão da Europa e todos querem vencer o detentor do título. «Acho que sim, nota-se. É um estímulo acrescido, já todos queriam ganhar à seleção portuguesa, agora ainda mais porque temos esse estatuto de campeão. Mas para nós isso já é passado, queremos estar no Mundial e contra estas equipas temos de ter a nossa motivação no máximo», comentou.

«Não são os nomes que jogam»

Portugal defrontou a Andorra na sexta-feira, viajou para as Ilhas Faroé e volta a jogar já esta segunda-feira. Um ritmo intenso, mas Moutinho diz que os profissionais têm de estar habituados a essas situações. «Todos os jogadores, a maior parte pelo menos, está habituada a essa situação. É para todas as seleções assim, mas nos clubes também é normal jogar-se de três em três dias. É algo normal no futebol, temos de fazer uma boa recuperação. Esperamos estar amanhã na máxima força para dar continuidade à vitória que tivemos sobre Andorra», destacou.

A seleção das Ilhas Faroé tem evoluído muito nos últimos anos e, no último jogo, foi à Estónia vencer por 2-0. João Moutinho diz que os jogadores já conhecem bem o adversário que vão ter pela frente, mas quando lhe pediram dois nomes da seleção das Ilhas Faroé, o internacional português hesitou. «Se quer que lhe diga, um deles é o Joensen e o outro agora não me lembro, mas tenho os papéis no quarto sobre todos os jogadores e as suas características. Como disse, vai ser difícil, mas não são os nomes que jogam, qualquer jogador vai dar o máximo para dificultar a nossa tarefa», atirou ainda.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados