Subsiste dúvida na baliza portuguesa

20 jun 2000, 17:26

Humberto só decide em cima do jogo

ROTERDÃO - Continua por definir quem vai jogar na baliza de Portugal hoje à tarde, no encontro com a Alemanha. A equipa técnica nacional está inclinada a optar pelo capitão Vítor Baía, mas o cartão amarelo que o guarda-redes viu contra a Inglaterra pode fazer entrar Pedro Espinha na equipa. Dúvida que só será esclarecida em cima da hora do jogo. 

Caso Vítor Baía veja um outro cartão amarelo na partida de hoje será castigado com um jogo, o que implicaria a sua ausência no encontro dos quartos-de-final com a Turquia. Assim, apesar de Humberto Coelho entender que o guardião precisa de jogar para readquirir ritmo, depois de ter falhado a parte final da época devido a lesão, é ainda admissível a alteração entre os postes. Uma possibilidade permitida pelo facto de o jogo com a Alemanha não influir na classificação de Portugal, que já tem o primeiro lugar do grupo garantido. 

Os restantes dez jogadores que começarão a partida das 19.45 horas no Estádio De Kuip, em Roterdão, estão já definidos: Fernando Couto, Jorge Costa, Beto, Sérgio Conceição, Costinha, Paulo Sousa, Rui Jorge, Capucho, Sá Pinto e Pauleta. 

Só dois resistentes 

Da equipa titular nos dois primeiros jogos do Europeu mantêm-se apenas os defesas-centrais Fernando Couto e Jorge Costa. Com Abel Xavier e Secretário lesionados, Humberto Coelho faz assim descansar Dimas, Vidigal, Paulo Bento, Rui Costa, Figo, João Pinto e Nuno Gomes. 

Perante os elementos escolhidos, é provável que Portugal se apresente num esquema de três centrais, de forma a travar a dupla atacante da Alemanha, que será constituída por Jancker e Rink. Sérgio Conceição fará assim o flanco direito, com Rui Jorge à esquerda e Paulo Sousa e Costinha a assegurarem as tarefas defensivas do meio-campo. Na frente, o trio Sá Pinto, Capucho e Pauleta terá a seu cargo a missão de desequilibrar e fazer golos. 

Esta estrutura poderá, no entanto, ser alterada caso Humberto Coelho decida não alterar o habitual 4-2-3-1 da equipa. Nesse caso, Fernando Couto subirá para o meio-campo, obrigando a adaptações: ou Paulo Sousa se adianta no terreno, fazendo o papel de Rui Costa e mantendo-se Sérgio Conceição a lateral-direito, ou Costinha recua para defesa-direito, subindo Sérgio para o ataque e assumindo Sá Pinto o papel de coordenador do jogo ofensivo. 

Dúvidas a esclarecer daqui a pouco, quando se iniciar o Portugal-Alemanha. Um jogo que deverá assinalar a despedida de Matthaus, 39 anos, da Selecção alemã, isto se se confirmar a eliminação dos germânicos. Matthaus, curiosamente, completa hoje a sua 150ª internacionalização.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados