Sub-21 defrontam Estónia com três centrais

1 set 2000, 15:25

Agostinho Oliveira já deu o onze para a partida de amanhã O treinador Agostinho Oliveira confirmou hoje que recorrerá a três jogadores no centro da defesa no jogo de amanhã, sábado, com a Estónia. A estratégia pretende responder ao sistema de jogo da Estónia, que joga com dois avançados, e libertar os laterais portugueses. A equipa faz hoje um último treino em Tallinn.

Agostinho Oliveira, seleccionador nacional da equipa de sub-21, revelou na manhã de hoje (sexta-feira), antes da partida para a Estónia, o onze que fará subir amanhã ao relvado do Estádio Kadriorg, em Tallin (16 horas portuguesas, menos uma que na Estónia), no primeiro jogo da fase de apuramento para o Europeu de 2002 daquele escalão. 

Adoptando o esperado sistema de três defesas-centrais, Portugal vai jogar - se nada de imprevisto acontecer no treino que ainda hoje decorre em solo estónio - da seguinte forma: Sérgio Leite; Tonel, Caneira e Vasco Faísca; Ricardo Esteves, Ednilson, Pedro Mendes e Fredy; Cândido Costa, João Paulo e Paulo Costa. 

Agostinho Oliveira, já em plena viagem para o país báltico, explicou as razões que o levam a entrar em campo com três centrais: «Não conhecemos a selecção da Estónia, mas admitimos que, como sucede normalmente nos países de Leste, a equipa de sub-21 adopte um esquema semelhante aos dos AA. Se assim for, jogará com dois pontas-de-lança, o que aconselha à utilização de dois defesas de marcação e um a sobrar.» 

Esta solução liberta os laterais Esteves e Fredy para tarefas mais ofensivas, no apoio directo aos alas que têm por missão carrilar o jogo da equipa e afastá-lo do meio do terreno, previsivelmente superpovoado «em função de uma atitude mais defensiva que é esperada por parte da Estónia». 

Caso Tarmo Ruutli, o seleccionador das duas equipas da Estónia, se decida por outro sistema, Agostinho Oliveira garante que a Selecção de sub-21 portuguesa «está preparada para adaptar-se rapidamente ao 4x3x3 que é o seu esquema-base de jogo». 

A ausência de informações sobre a selecção estónia deve-se ao facto de esta ainda não ter, ao contrário dos AA, jogado neste apuramento. Na qualificação para o Mundial 2002 a equipa principal defrontou a congénere de Andorra e pôde assim ser observada pelos portugueses. Acontece que Andorra não tem sub-21, logo este será o primeiro encontro da Estónia no apuramento para o Euro 2002. 

A Seleção portuguesa realiza esta tarde (16 horas) um treino de adaptação ao relvado do Estádio Kadriorg, na capital estónia.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados