Relvados - Holanda reafirma intenção de fazer queixa à FIFA

27 mar 2001, 16:20

«Acordo de cavalheiros não foi cumprido» Os holandeses continuam revoltados com o sucedido no Estádio do Mar e mantêm a disposição de fazer uma exposição à FIFA. «Não sabemos se a FPF tem culpa, mas o certo é que nestes jogos há acordos de cavalheiros, e desta vez isso não foi cumprido», diz Rob de Leede, porta-voz da selecção laranja.

A selecção holandesa mantém-se disposta a enviar uma comunicação à FIFA acerca dos problemas surgidos no estádio do Mar, para a sessão de treino desta segunda-feira, que acabou por ficar inviabilizada. Segundo Rob de Leede, assessor de comunicação da Federação Holandesa (KNVB), a iniciativa destina-se «a esclarecer todas as circunstâncias que motivaram este incidente estranho». 

Embora não querendo acusar directamente a Federação Portugesa de má fé, os holandeses não escondem a sua irritação com o sucedido: «Tivemos conhecimento de que tinha havido um jogo naquele relvado, no domingo à noite. Ora, num encontro internacional desta importância há um acordo de cavalheiros entre as duas federações, no sentido de dar todas as condições ao adversário. E isso não sucedeu desta vez, ao contrário do que nós sempre fazemos na Holanda», afirmou aquele elemento da KNVB. 

Rob de Leede é categórico: «Não sei se a FPF é culpada ou não, isso cabe à FIFA decidir. O que sabemos é que o tempo tem estado muito mau em Portugal nas últimas semanas, e deveria ser fácil prever que um relvado utilizado no domingo à tarde não estaria em condições 24 horas depois».  

Sobre a decisão de Van Gaal efectuar o treino desta noite, nas Antas, à porta fechada, Rob de Leede avança com uma explicação: «Não sabemos até que ponto o sucedido pode influenciar o jogo, mas essa é sempre uma possibilidade. O seleccionador estava muito irritado com o que sucedeu, e por causa disto perdemos uma sessão de trabalho. Por isso, é lógico que aproveitemos o treino desta noite para fazer o que estava planeado para segunda-feira, e nesse sentido precisamos de algum isolamento», esclarece. 

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados