Rússia alerta: adesão da Ucrânia à NATO pode levar à Terceira Guerra Mundial

13 out 2022, 14:52
Moscovo (EPA)

Declarações do Conselho de Segurança da Rússia deixam bem claro uma das linhas vermelhas para Moscovo na guerra com a Ucrânia. Alexander Venediktov refere que a decisão “suicida” significaria a entrada automática do Ocidente no conflito

O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, alertou esta terça-feira que "a adesão da Ucrânia à NATO pode levar à Terceira Guerra Mundial" e que "a própria Aliança Atlântica entende isso".

Segundo o responsável, em entrevista à agência de notícias estatal russa TASS, o pedido da Ucrânia para uma adesão rápida à NATO é "um movimento de propaganda".

"Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para a Terceira Guerra Mundial", disse Venediktov, observando: "Aparentemente, é com isso que eles estão a contar - para criar ruído informativo e chamar a atenção para si mesmos mais uma vez".

"Contudo, dado que muitos membros do regime de Kiev estão fora do contacto com a realidade, não ficaria surpreendido se algumas pessoas realmente esperassem que o seu país fosse admitido na NATO", afirmou.

"Também estamos cientes de que, apesar das declarações sobre não estarem envolvidos nos eventos na Ucrânia, as ações reais tomadas pelos Ocidentais mostram que são uma parte direta do conflito", disse o funcionário.

Na entrevista, Alexander Venediktov chamou a atenção para o facto de que "a adesão da Ucrânia à NATO dará automaticamente ao envolvimento do Ocidente [no conflito] uma nova qualidade, o quinto artigo entrará em vigor" (sobre defesa coletiva). O vice-secretário do Conselho de Segurança apontou graves consequências de tais ações para toda a humanidade.

"Os próprios membros da NATO entendem a natureza suicida deste passo", alertou.

Alexander Venediktov observou que "o pedido de Kiev foi imediatamente apoiado pelos europeus orientais, incluindo os bálticos". "Mas as potências mais sérias, e até a própria Bruxelas, reagiram a essa iniciativa sem entusiasmo e emitiram imediatamente um conjunto padrão de contra-argumentos - descumprimento dos padrões do bloco, existência de disputas territoriais e assim por diante", afirmou Venediktov.

"De qualquer forma, a posição da Rússia permanece inalterada: a adesão da Ucrânia à NATO ou a algumas outras alianças formadas sob os auspícios dos Estados Unidos é inaceitável para nós", concluiu o vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados