Rússia decide ficar na UEFA e pede a reintegração nas competições

30 dez 2022, 16:38
Putin discursa no Estádio Luzhniki (EPA)

RFS quer chegar a acordo com o organismo europeu tendo em vista a qualificação para o Mundial 2026. Caso o acordo não seja alcançado, a Confederação Asiática de Futebol pode ser a solução

A Federação Russa de Futebol (RFS) decidiu permanecer na UEFA e desafiar o organismo que rege o futebol europeu a criar um «grupo de trabalho» com o objetivo da sua reintegração nas competições europeias, tanto de clubes como de seleções.

Uma decisão anunciada depois da ameaça de deixar a UEFA para passar a competir na Confederação Asiática de Futebol (AFC).

«O comité executivo da federação tomou a decisão de propor à UEFA a formação de um grupo de trabalho», disse o presidente da RFS, Alexander Dioukov, citado pela Lusa.

Na mesma ocasião, Dioukov sugeriu que é objetivo da federação poder participar na qualificação para o Mundial 2026. Se não for na qualificação europeia, poderá ser na asiática.

«Podemos virar-nos para a Ásia, mas primeiro precisamos de uma decisão da FIFA sobre a participação no Mundial 2026. Chegaremos a um acordo mais rápido através desse grupo de trabalho», referiu.

A Federação Russa, recorde-se foi excluída de todas as competições organizadas pela UEFA após a invasão ordenada por Vladimir Putin ao território ucraniano.

Relacionados

Patrocinados