«Benfica não vai perder a oportunidade: só falta assinar por baixo»

18 mai 2023, 17:58

Rui Vitória acredita que as águias vão fechar «o bom trabalho» nas duas últimas jornadas

Quando se fala de o Benfica poder ir vencer a casa do Sporting, grande rival, Rui Vitória percebe do assunto.

Afinal, o antigo treinador das águias foi a Alvalade vencer e, praticamente, «roubar» o título ao Sporting de Jorge Jesus.

Agora, numa semana em que uma vitória do Benfica em casa dos leões vale o título nacional, o treinador foi questionado sobre o tema, à margem do evento «2Build» que decorreu no Estoril.

«O dérbi tem uma realidade diferente. O que se faz durante a época não importa tanto porque chega-se a esses jogos e as coisas podem alterar-se. São duas equipas muito diferentes, mas muito boas. O Benfica está numa situação muito favorável», começou por dizer.

«O que desejo é que seja um bom jogo e estou convencido que isso vai acontecer. As duas equipas têm essa preocupação de se quererem impor no campo. Será um dérbi sempre na red line porque é assim que tem de ser. E que ganhe a equipa que tiver mais qualidade no jogo», acrescentou.

Contudo, Vitória acredita que a equipa de Roger Schmidt já não vai deixar fugir o título.

«Praticamente, falta assinar por baixo de todo o bom trabalho que o Benfica fez esta época. Ninguém vai deixar fugir essa oportunidade. Há duas ou três semanas, talvez a ansiedade estivesse no topo, mas agora não será tanto assim. Agora devem estar a viver uma ansiedade positiva, à espera que as coisas aconteçam. No futebol não há resultados antecipados, mas estou em crer que o Benfica tem todas as condições para ser campeão», defende.

O treinador que durante a passagem pelas águias lançou vários jovens formados no Seixal foi ainda questionado sobre a forma como João Neves se tem exibido desde que surgiu na equipa principal das águias e deixou-lhe muitos elogios.

«É uma coisa fora do normal um jogador de 18 anos chegar ali e impor-se assim. Parece que está ali há dois ou três anos a jogar. Fico muito contente porque é uma aposta que acho que tem de ser feita. Se os clubes não as fazem, estão no caminho errado. Esta é uma grande capacidade que os clubes têm para rentabilizar os seus investimentos. É incontornável. Temos é de dar oportunidades aos jogadores», declarou.

De resto, o atual selecionador do Egipto nota que em Portugal se trabalha cada vez melhor a formação, o que faz com que já não seja, na opinião de Vitória, uma questão geracional.

«Temos em Portugal uma fábrica fantástica de jogadores. Há uns anos falávamos de gerações, desta ou daquela que eram boas, hoje já não é de gerações que se fala porque aparecem jogadores em catadupa. Fico muito contente por ver jovens jogadores que vão aparecendo porque é sinal de que os clubes estão a trabalhar cada vez melhor. Não só os grandes, mas os outros também», finalizou.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados