Conservadores em rota para a maior derrota eleitoral de sempre nas próximas legislativas

CNN Portugal , JAV
31 mar, 10:11
Rishi Sunak (GettyImages)

Ainda sem data marcada, as próximas eleições gerais do Reino Unido têm de acontecer até ao final de janeiro de 2025. Nova sondagem indica que os tories poderão conquistar menos de 100 assentos parlamentares, contra os 365 conquistados em 2019

O Partido Conservador poderá sofrer a maior derrota eleitoral da sua história nas próximas eleições legislativas no Reino Unido e conquistar menos de 100 assentos parlamentares, indica uma sondagem divulgada este fim de semana.

Numa análise assento a assento, o inquérito de opinião, levado a cabo junto de 15 mil eleitores britânicos e publicado pelo Sunday Times, indica que Rishi Sunak e os Tories poderão conquistar apenas 98 círculos eleitorais, em comparação com 468 para o Partido Trabalhista de Keir Starmer.

A confirmarem-se as intenções de voto na sondagem da Survation encomendada pelo grupo Best for Britain, o principal partido da oposição obteria 45% dos votos, conquistando uma maioria qualificada de 286 assentos parlamentares e uma margem de 19 pontos percentuais em relação aos conservadores.

O mesmo inquérito aponta que o Reform UK conquistaria 8,5% dos votos, atrás dos Democratas Liberais com 10,4% (22 assentos), e que o Partido Nacionalista Escocês (SNP) conseguiria eleger 41 deputados.

"Com as sondagens a mostrar que há grupos de eleitores a virar as costas aos conservadores, fica claro que estas serão umas eleições de mudança", diz Naomi Smith, diretora-executiva do Best for Britain, citada pelo Guardian.

As próximas eleições legislativas do Reino Unido ainda não estão marcadas, mas sob a Constituição têm de acontecer até 28 de janeiro de 2025.

Nas últimas eleições gerais do Reino Unido, em 2019, o Partido Conservador conquistou 365 assentos, contra 203 para os Trabalhistas, 48 para o SNP, 11 para os Democratas Liberaise 4 para o Plaid Cymru do País de Gales.

Europa

Mais Europa

Patrocinados