António Costa cancela por motivos de saúde deslocação ao Catar

CNN Portugal , PP, BJ
30 nov 2022, 12:09
António Costa foi à Cidade do Futebol desejar boa sorte aos jogadores

Primeiro-ministro ia assistir ao jogo da jogo da seleção. Vai ser substituído por outro governante

O primeiro-ministro cancelou a sua deslocação ao Catar para assistir esta sexta-feira ao jogo da seleção portuguesa frente à Coreia do Sul. Em causa estão motivos de saúde, diz à CNN Portugal fonte oficial do seu gabinete.

O primeiro-ministro está doente desde que veio de Madrid, no fim de semana. Cancelou toda a agenda pública desde então e já tinha sido equacionada a hipótese de não se deslocar ao Catar. Como acabou por não melhorar, a viagem foi cancelada.

Desta forma, o primeiro-ministro já pode assistir esta sexta-feira - ainda não se sabe se por via eletrónica ou se presencialmente, caso melhore - à tomada de posse dos três novos secretários de Estado . O evento está marcado para as 12:00 desta sexta-feira.

António Costa vai ser substituído no Catar pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela do Desporto, acrescenta a mesma fonte.

Depois do triunfo face ao Gana (3-2) na ronda inaugural, Portugal venceu na segunda-feira em Lusail o Uruguai (2-0) graças a um ‘bis’ de Bruno Fernandes (54 e 90+3 minutos, o segundo de penálti), assegurando a presença nos oitavos de final da competição.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu ao jogo inaugural da seleção portuguesa, enquanto o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que é a segunda figura do Estado, esteve presente na partida de segunda-feira.

A presença das principais figuras do Estado no Catar tem motivado polémica, pelas críticas que Marcelo e Costa fizeram à violação de direitos humanos naquele país, mantendo ambos, contudo as deslocações previstas, que, no caso do chefe do Governo foi agora cancelada, mas por motivos de saúde.

Governo

Mais Governo

Patrocinados