Presidente da República começa a ouvir partidos esta terça-feira

11 mar, 12:32
Marcelo Rebelo de Sousa em almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril (Lusa/RODRIGO ANTUNES)

Partidos serão ouvidos até 20 de março

O Presidente da República vai começar a ouvir os partidos políticos esta terça-feira, avança a Presidência

"Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar".

O primeiro partido a ser ouvido será o PAN, segundo-se o Livre na quarta-feira, a CDU na quinta-feira, o Bloco de Esquerda na sexta-feira, a Iniciativa Liberal no sábado, o Chega na próxima segunda-feira, o PS na terça-feira e, por fim, a Aliança Democrática, na próxima quarta-feira. 

Todos os partidos serão ouvidos por Marcelo Rebelo de Sousa às 17:00.

"Depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo Primeiro-Ministro", lê-se ainda na nota da Presidência.

Nas eleições legislativas portuguesas de domingo, a coligação AD, que junta PSD, CDS e PPM, obteve 79 mandatos na Assembleia da República, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, o BE e o PAN mantiveram os mesmos deputados (oito, cinco e um, respetivamente). O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Por apurar estão os quatro lugares da emigração na Assembleia da República, que o PS ganhou em 2022, com três mandatos.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados