Inspeção da saúde contraria datas avançadas pela família sobre cartões de cidadão das gémeas

Nuno Guedes , BCE
5 abr, 20:54

TVI/CNN Portugal já tinha revelado, em janeiro, que filho de Marcelo disse ao pai que ajudou as crianças a obterem os cartões de cidadão

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) diz que as gémeas tratadas no Santa Maria obtiveram o cartão de cidadão português 18 dias depois do diagnóstico, numa conclusão que contraria a versão avançada pela família das crianças.

A família tem dito que a nacionalidade portuguesa das crianças foi pedida meses antes do diagnóstico, numa garantia que foi confirmada no início de dezembro pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além da nacionalidade, as crianças precisavam de obter o cartão de cidadão para ter acesso ao tratamento em Portugal e numa resposta enviada pela mesma altura à TVI o advogado da família acrescentava outra garantia: as crianças obtiveram o cartão de cidadão cerca de um mês antes do diagnóstico.

Porém, o relatório da IGAS conhecido esta semana tem datas que indicam que a sequência terá sido a inversa: o diagnóstico da atrofia muscular espinhal é de 9 de setembro de 2019 e o cartão de cidadão foi obtido no dia 27 desse mesmo mês.

Filho de Marcelo ajudou a obter cartões de cidadão

Além do relatório da IGAS, o processo de obtenção dos cartões de cidadão das gémeas luso-brasileiras já tinha levantado dúvidas no final de janeiro após a TVI/CNN Portugal ter tido acesso à troca de e-mails de Nuno Rebelo de Sousa com o pai e com os serviços da Presidência da República.

No primeiro e-mail que enviou a Marcelo sobre o caso, Nuno Rebelo de Sousa diz claramente que ajudou as crianças a obterem o cartão de cidadão.

Pai, Os pais destas gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal são muito amigos de uns amigos nossos e nas últimas semanas temos estado 100% focados tentando ajudar as gémeas a conseguir os cartões de cidadão, o que já está.

Agora precisamos de uma ajuda maior para que elas consigam o único tratamento no mundo que as pode salvar em Portugal.

O Pai pode ajudar?"

E-mail de Nuno Rebelo de Sousa para Marcelo Rebelo de Sousa

21 de outubro de 2019

Depois de ler este e-mail, a investigação da TVI/CNN Portugal questionou Nuno Rebelo de Sousa e o advogado da mãe das crianças sobre o tipo de ajuda dado para conseguir os cartões de cidadão, mas nunca obteve resposta.

Hoje, questionado de novo, o advogado da família também não respondeu às datas avançadas pelo relatório da IGAS. 

O relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde avança igualmente outro dado que dá a entender que Nuno Rebelo de Sousa estaria em contacto com a família das crianças que tem dito que não conhece o filho do Presidente da República.

Depois de falar ao telefone com Nuno Rebelo de Sousa, a secretária do ex-Secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, enviou um e-mail para o Hospital de Santa Maria com vários dados, incluindo o período de permanência dos pais em Portugal e a sua disponibilidade para prolongar a estadia no país, informações que segundo o relatório não estavam em nenhuma correspondência escrita encontrada pelos inspetores.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados