O Google Maps pode ser um bom aliado na quadra natalícia. Descubra os sítios populares e como fugir das multidões

CNN Portugal , FMC
21 dez 2022, 08:00
Compras de Natal no Potsdamer Platz, em Berlim, Alemanha. Foto: Christoph Soeder/picture alliance via Getty Images

Pesquisar "natal" no motor de busca da aplicação dá-lhe inúmeras sugestões. Não só de locais a visitar, como de lojas e cafés que primam pelo espírito natalício

Os dias que antecedem o Natal podem caracterizar-se por uma azáfama na correria às lojas e supermercados. Luta-se contra o tempo para ter tudo a postos para o grande dia e acumulam-se as filas intermináveis. Mas o Google Maps pode ajudar a evitar a confusão.  

Com uma simples pesquisa, pode encontrar os locais mais pesquisados, ver as críticas dos utilizadores e fotografias dos espaços, saber o horário de funcionamento e ainda encontrar uma ligação para os sites próprios de cada resultado. 

Quais os melhores locais para viver a magia do Natal?  

Ao abrir a aplicação e escrever “Natal” no motor de busca, o Google Maps apresenta imediatamente alguns locais para visitar ou até lojas em que a temática natalícia é predominante. Esta escolha é feita com base nas pesquisas de inúmeros utilizadores, nas fotografias partilhadas e na classificação dada. Importa, contudo, realçar que alguns resultados podem não ter nada a ver com o Natal, embora sejam uma minoria.  

No momento da redação deste artigo, a primeira sugestão da aplicação é “Cabeça - Aldeia Natal”, localizada no concelho de Seia. Esta é a “aldeia de Natal mais ecológica do país” e pode ser visitada até dia 6 de janeiro. Com 412 comentários no Google Maps, a localidade é elogiada principalmente pela decoração natalícia que veste nesta altura do ano. 

Logo de seguida vem a Aldeia Natal, no Seixal. O mercado pode ser visitado até ao dia 1 janeiro e promete uma recriação “de fantásticos ambientes natalícios, divertimentos para toda a família, artesanato, doçaria regional, animação de rua e muito mais”.

Outro local a visitar, segundo a aplicação, é o “Reino do Natal” que decorre até dia 8 de janeiro em Santarém. Um evento promovido pela autarquia que garante “animação”, deixando ainda a oportunidade aos visitantes de se aventurarem numa pista de gelo, segundo refere um comentário.  

No meio de dezenas de atrações, destacam-se ainda a Feira Popular de Natal Sacavém, o Parque Cinegético de Óbidos, o Wonderland Lisboa, o parque temático de Perlim, em Santa Maria da Feira, entre outros.  

Além destes espaços, a aplicação mostra também pontos das cidades onde é possível ser-se deslumbrado pelas luzes que enfeitam as árvores urbanas e ruas das cidades, e também pelas magníficas árvores de Natal. Na pesquisa, realizada na área de Lisboa, aparecem, por exemplo, selecionadas a zona do Chiado e a Avenida da Liberdade, ambas no centro da capital.  

Se quer descobrir os melhores locais no mundo para desfrutar do Inverno e do Natal, veja aqui a compilação dinâmica que o Google Earth fez dos dez “paraísos de inverno”

O nosso melhor amigo para evitar confusões 

Se a aplicação pode ajudar a descobrir o que está por conhecer, é também útil para sabermos qual a melhor hora ou dia para o visitar. Uma função que também se pode aplicar aos derradeiros e assustadores momentos de ir às compras. Com a ajuda desta ferramenta, poderá evitar confusões nos centros comerciais e supermercados, bem como, saber qual o melhor trajeto para fugir ao trânsito e a melhor hora para o realizar.  

Ainda que seja falível, a aplicação mostra-lhe a afluência aos locais. A título de exemplo, ao pesquisar pelo “Centro Comercial Colombo”, em Lisboa, é exposto, no resultado, um gráfico de barras que mostra as horas com mais pessoas. É também possível, no gráfico, percorrer os vários dias da semana de forma a perceber qual o dia em que o centro está mais vazio.  

A função desta plataforma de indicar as melhores rotas é, talvez, a mais conhecida e desfrutada, seja para conhecer novos caminhos, seja para encontrar alternativas ao intenso tráfego rodoviário. Ainda que seja útil em qualquer altura, na quadra natalícia, em que todos os minutos contam, esta valência pode ser uma mais-valia para chegar aos sítios pretendidos o mais depressa possível e nas horas mais calmas.

Se gosta de planear as suas compras com antecedência, pode programá-los consoante a movimentação esperada. Para além de delinear itinerários, o Google Maps permite saber quais os melhores dias e horas para os percorrer. Para tal, basta colocar um local de partida e um de chegada e, de seguida, definir o dia e hora em que pretende realizar o trajeto. A aplicação dir-lhe-á se é uma altura especialmente movimentada e, assim, ajudá-lo a encontrar o horário mais conveniente.  

Nunca é demais reiterar que podem existir falhas. Afinal, trata-se de uma das épocas mais movimentadas nas lojas. Todavia, a panóplia de funcionalidades oferecidas pela plataforma de mapas, podem ajudar a vivenciar a magia da quadra, bem como a atenuar o stress a ela inerente.  

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados