Identificada a família com duas crianças que morreu de frio a tentar chegar a pé aos Estados Unidos

28 jan, 12:21
Família Patel morreu de frio no Canadá, a poucos metros da fronteira com os EUA Foto: Royal Canadian Mounted Police in Manitoba via Facebook

Os Patel viviam na Índia, no estado de Gujarat, antes de viajarem para o Canadá para tentarem atravessar a pé a fronteira com os Estados Unidos

Foi identificada a família de quatro pessoas, duas das quais crianças, que morreu de frio a tentar chegar aos Estados Unidos pela fronteira com o Canadá. Jagdish Patel, de 39 anos, Vaishaliben Patel, de 37, e os dois filhos, Vihangi, uma menina de 11 anos e Dharmik, um menino de três, morreram devido à exposição às baixas temperaturas perto de Manitoba, no Canadá.

De nacionalidade indiana, antes de viajarem para o Canadá os Patel viviam na cidade de Kalol, no estado de Gujarat. Segundo a imprensa local, o pai, Jagdish, trabalhara como professor antes de se tornar proprietário de pequenos negócios na cidade.

A família foi encontrada num campo a norte da fronteira no dia 19 de janeiro, numa noite em que, segundo a BBC, as temperaturas desceram aos 35 graus negativos.

A identidade dos quatro membros da família Patel foi anunciada pela Alta Comissão da Índia no Canadá e confirmada em conferência de imprensa pela Real Polícia Montada do Canadá. Segundo o superintendente Rob Hill, a família Patel chegou ao Canadá a 12 de janeiro, num voo com destino a Toronto. Dali partiram para Manitoba antes de viajarem para Emerson, uma cidade fronteiriça, a 18 de janeiro. Os cadáveres dos quatro foram encontrados na noite seguinte, isolados, sugerindo que alguém os tenha levado ao local onde acabariam por perder a vida. As autoridades suspeitam que se trate de um caso de tráfico de seres humanos. 

“Há um sentimento comum de culpa, como se alguma coisa tivesse corrido mal”, disse à BBC Ramandeep Grewal, o presidente da associação indiana de Manitoba. Segundo Grewal, há rumores de que a família Patel caminhou durante onze horas. “Uma pessoa não se expõe àquele nível de frio por minutos, quanto mais por horas”, desabafou.

Ainda que muitos imigrantes tentem chegar aos Estados Unidos a pé através da fronteira sul, atravessar a fronteira norte não é tão habitual. A polícia do Canadá abriu uma investigação para apurar como terá a família chegado ao país, coordenando-se com os Estados Unidos e Índia. Até agora, desconhece-se se os Patel tinham familiares nos EUA ou Canadá.

A Real Polícia Montada recusou, porém, confirmar se há ligação das mortes dos quatro indianos com a detenção de Steve Hand, um norte-americano residente na Florida que foi preso por agentes de fronteira dos EUA na mesma noite em que a família Patel foi encontrada sem vida.

Hand foi acusado de tráfico de seres humanos depois de as autoridades o terem descoberto a conduzir uma carrinha de 15 lugares com apenas dois passageiros dentro de veículo. Ambos tinham nacionalidade indiana. 

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados