Família com duas crianças morre de frio a tentar chegar aos Estados Unidos. "Uma tragédia de partir o coração"

21 jan 2022, 11:28
Buscas junto à fronteira entre Canadá e Estados Unidos

Polícia canadiana encontrou quatro corpos, incluindo o de um bebé, num campo coberto de neve junto à fronteira. Teriam pago para ser ajudados a atravessar a fronteira, mas foram deixados para trás

Uma família com duas crianças morreu de frio a tentar chegar aos Estados Unidos. A polícia canadiana encontrou quatro corpos, incluindo o de um bebé, num campo coberto de neve em Emerson, Manitoba, junto à fronteira norte-americana, no estado da Dakota do Norte.

A trágica notícia foi dada a conhecer pelas autoridades nesta quinta-feira, em conferência de imprensa. "O que estou prestes a partilhar vai ser difícil de ouvir para muitas pessoas. É uma absoluta tragédia, de partir o coração", antecipou a porta-voz da Manitoba Royal Canadian Mounted Police (RCMP), Jane MacLatchy.

A família, que as autoridades acreditam ser de nacionalidade indiana, não resistiu às baixas temperaturas da região, que nos últimos dias desceram aos 35 graus negativos, agravadas ainda por ventos gélidos.

Os quatro corpos foram encontrados quase por acaso. O alerta chegou do outro lado da fronteira, eram 09:30 de quarta-feira. As autoridades norte-americanas tinham acabado de deter um grupo, quando encontraram dentro de uma mochila artigos para bebé, como roupas, brinquedos e medicamentos, sendo que não havia nenhuma criança entre os cinco detidos, também indianos.

O homem que tinha a mochila disse que o fazia para ajudar uma família de quatro "que se separou do grupo durante a noite". Caminhavam há 11 horas e esperavam ser recolhidos por alguém, quando foram surpreendidos pelas autoridades norte-americanas.

De imediato, foram lançadas buscas dos dois lados e a família foi encontrada quatro horas depois, a cerca de 12 metros do destino, escondida pela neve. "Enfrentou não apenas o frio, como campos sem fim e a escuridão total", descreveu a porta-voz da polícia canadiana.

No mesmo dia da conferência de imprensa, foi anunciada a detenção de um traficante de pessoas, no Minnesota, também na região. O homem de 47 anos conduzia uma carrinha com lugar para 15 passageiros numa zona rural junto à fronteira, com caixas de comida e água. No interior seguiam apenas dois migrantes indianos.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados