Eleições FIFA: aplausos para o aperto de mãos entre palestiniano e israelita

29 mai 2015, 16:01
FIFA: quem vota e como vai ser

Momento positivo no 65.º Congresso, em Zurique

Os presidentes das federações de futebol da Palestina, Jibril Rajoub, e de Israel, Ofer Eini, cumprimentaram-se esta sexta, com um aperto de mãos, durante o 65.º Congresso da FIFA, que decorre em Zurique.

O cumprimento mereceu forte aplauso dos delegados presentes na reunião magna e seguiu-se à retirada, por parte da federação palestiniana, da proposta de suspensão da congénere israelita do organismo que rege o futebol mundial.

A Palestina, membro da FIFA desde 1998, queria que o organismo suspendesse Israel devido às restrições ao movimento de futebolistas palestinianos.

A federação palestiniana requeria também que cinco clubes, localizados na zona ocupada na Cisjordânia, fossem impedidos de participar no campeonato israelita.

As eleições para a presidência da FIFA estão prestes a começar. Há dois candidatos: Joseph Blatter, que procura mais um mandato, e o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia.

Blatter tem o apoio de África, Ásia e possivelmente também da Concacaf. Hussein passou a ser apoiado pela UEFA (Platini diz que cerca de 45 a 47 federações europeias votarão no candidato jordano) e ainda por federações como Austrália e EUA. 

Relacionados

Patrocinados