Parlamento aprova proposta de Orçamento do Estado para 2023

27 out 2022, 18:13

Há cerca de um ano a votação foi diferente, ditando a queda do governo

O parlamento aprovou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2023 na generalidade, com uma votação em que os 120 deputados do PS votaram a favor, com Livre e PAN a absterem-se. De resto, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra o documento.

Livre e PAN admitiram, nas suas intervenções, poder votar a favor das propostas apresentadas na especialidade, caso sejam respondidas as reivindicações dos respetivos partidos.

O Governo de António Costa vê assim aprovado o primeiro Orçamento do Estado desta terceira legislatura, depois de uma maioria absoluta atingida nas eleições realizadas no início do ano, motivadas precisamente pelo chumbo da proposta de Orçamento do Estado para 2022, que redundou na queda do segundo governo de António Costa.

A votação seguiu-se a uma discussão de mais de cinco horas, na qual a oposição acusou o Governo de falta de apoios às famílias, enquanto prefere dar primazia às contas certas. Em sentido contrário, e na voz do ministro das Finanças, o executivo negou este cenário, dizendo que, mesmo mantendo como objetivos a redução do défice e da dívida, conseguiu manter os apoios.

Com a mesma votação foi aprovada a proposta do executivo das Grandes Opções do Plano para o período 2022-2026.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados