«4x4x3»: Argentina à espera de Messi e…Enzo

10 jun 2014, 10:23
4x4x3

Seleção de Sabella deve ter um lugar para o benfiquista

A participação da Argentina no Mundial2014 estará inevitavelmente associada ao desempenho de Lionel Messi, mas uma das «chaves» da campanha pode passar também por um jogador que até chegou à prova de forma algo surpreendente.

Enzo Pérez esteve quase dois anos afastado da seleção, mas o estatuto conquistado ao longo desse tempo, no Benfica, ainda lhe valeu um lugar no Mundial. Se a presença na pré-convocatória já foi algo surpreendente, a inclusão na lista final ainda mais, em detrimento de jogadores como Ever Banega ou José Sosa.

E se o médio benfiquista conseguiu mudar as ideias iniciais do selecionador Alejandro Sabella no que diz respeito à convocatória, agora pode fazer o mesmo em relação ao «onze». Uma conquista que seria surpreendente tendo em conta o papel que Enzo (não) teve na qualificação, mas ao mesmo tempo natural para quem tem acompanhado as suas exibições. 

 

Para esses torna-se fácil projetar a sua titularidade na seleção argentina, tendo em conta que nenhum outro médio esteve ao mesmo nível esta época. Só Di María, se o quisermos incluir na mesma categoria.

Seja para jogar com três jogadores ou losango a meio-campo, Enzo encaixa na perfeição como interior direito. Com Mascherano a «trinco» e Di María descaído para a esquerda. Com a entrega habitual a conquistar supremacia na zona central, enquanto o jogador do Real Madrid procura os desequilíbrios.

Em losango seria Messi a jogar como «falso 10», no apoio a uma dupla de avançados. Caso a aposta passe por três unidades na frente, o mais provável será o craque do Barcelona partir de uma ala, com Higuaín a assumir a condição de referência ofensiva. 

  
 

Sabella também testou um esquema com três defesas e Rojo e Enzo nas alas, frente à Eslovénia, mas esta não parece ser a melhor solução para o jogador do Benfica, ou mesmo para a equipa.

É para o centro do terreno que Enzo deve ser visto como um elemento fulcral. E se o selecionador acertar nas escolhas, esta Argentina, de quem se espera cada vez menos, pode surpreender. Com menos «estrelas» mas outra coesão.

«4x4x3» é um espaço de análise técnico-tática do jornalista Nuno Travassos. Siga-o no Twitter

Opinião

Mais Opinião

Patrocinados