Timofte: «Vou estar na festa do título do Boavista»

19 abr 2001, 23:13

Saiba as opiniões do romeno, todos os meses no Maisfutebol Nas Conversas com Timofte de Abril, o romeno manifesta a sua convicção de ver «o Boavista campeão» e promete estar na festa axadrezada. Elege Capucho o melhor jogador do campeonato, critica o pragmatismo que domina o futebol contemporâneo e deseja o Real Madrid-Valência na final da Liga dos Campeões.

O Boavista vai ser campeão?

Acredito que sim. Cada vez mais tenho essa esperança, sobretudo depois da vitória em Guimarães. Mesmo com o triunfo do Porto na Madeira, julgo que o Boavista ganhou terreno nos últimos dias e tem tudo a seu favor. 
 

Qual é o grande adversário do Boavista: o Porto ou o Sporting?

O Porto é indiscutivelmente o grande opositor. Espero que depois do jogo de sábado o Sporting fique afastado da luta pelo título. Para isso, é preciso que o Boavista vença o Sporting. Sinceramente, acho que é isso que vai acontecer. 
 

Viu o Marítimo-F.C. Porto?

Vi e não gostei. 
 

Então...

Achei que foi um jogo fraco, muito defensivo, muito cauteloso... O Porto acabou por ter sorte, porque não fez uma exibição por aí além e acabou por vencer na sequência de um grande lance do Alenitchev. Foi um lance de génio num jogo medíocre. 
 

E o Boavista-Sporting, como vai ser?

Pode ser um grande espectáculo. Espero que o seja. O Boavista, para mim, é favorito, porque está a jogar melhor que o Sporting, mas não nos podemos esquecer que o Sporting é campeão nacional, não é uma equipa qualquer. Aposto na vitória do Boavista. 
 

Vai ser um jogo aberto?

Não sei, não tenho a certeza que o Sporting vá ao Bessa jogar tão aberto assim. Eles sabem que se perderem ficam arredados do título... 
 

O Boavista é eficaz, mas é acusado de não jogar muito bonito. Concorda?

Sim, eu sei que se diz isso, e se todos dizem isso é porque tem algum fundo de verdade. Mas, que eu saiba, só o Real Madrid joga muito bem e ganha quase sempre. Mesmo os grandes da Europa jogam de uma forma cada vez mais pragmática. Não se pode estar a pedir ao Boavista, que é o Boavista, que ganhe por quatro ou cinco e dê sempre espectáculo! Se os grandes não o fazem, é o Boavista que o vai fazer? 
 

O Jaime Pacheco fala muitas vezes de si, reconhecendo que só falta ao Boavista «um jogador como o Timofte».

Sei que ele já disse isso várias vezes e fico contente com isso. O que posso dizer? Os plantéis são diferentes, mas o Boavista tem excelentes jogadores. Provavelmente, o futebol de hoje tem cada vez menos «artistas», olha-se mais para jogadores práticos, deve ser isso que o Jaime quer dizer, mas repito que o Boavista tem excelentes jogadores neste plantel, caso contrário não estaria onde está. 
 

O campeonato vai mesmo decidir-se nas Antas, na última jornada?

Se o Boavista ganhar os jogos todos, nem precisa do jogo das Antas. O Boavista depende só de si, nem sequer precisa de se preocupar com o Porto ou com o Sporting. É assim que tem que pensar. 
 

Acredita, portanto, que o Boavista conseguirá resolver as coisas até à 33.ª jornada.

Sim, sim, acho que no Porto-Boavista já tudo estará decidido. Gostava que a festa fosse com o Aves, na penúltima jornada. Estarei no Bessa com muito prazer, nesse dia. 
 

E se o F.C. Porto-Boavista for decisivo?

Também seria um cenário interessante. Seria um momento emocionante e tudo seria possível. O Boavista tem equipa para ganhar nas Antas, alguém duvida disso? 
 

Quer estar presente na possível festa do Boavista, então...

A minha ideia é ir ao Bessa, ver o jogo com o Aves. Se puder, fico aí no Porto a semana toda e ainda vejo o jogo nas Antas. Vamos ver se será possível. Gostava muito... 
 

Falemos, agora, do resto da I Liga. O Braga é a grande surpresa?

Para mim, não. O Braga tem tido um crescimento comparável ao do Boavista. Desde a entrada do João Gomes Oliveira para a presidência, o clube ganhou estabilidade e tem tido uma evolução espectacular. O Manuel Cajuda tem feito um óptimo trabalho e pode levar o Braga a uma classificação histórica.  
 

Se o Braga for à Europa, o que é que isso pode significar?

Será um bom sinal, porque o Braga joga bom futebol. 
 

Mesmo se implicar o afastamento do Benfica?

E qual é o problema? O caso do Benfica não me surpreende. 
 

Mas não será um escândalo europeu o Benfica não ir à Europa?

Não, não será um escândalo... Será o culminar do desastre que têm sido os últimos anos do Benfica. Nunca tive nada a ver com o Benfica, mas acho que o caos tem sido tal que a possibilidade de não ir à Europa acaba por surgir naturalmente.  
 
 

Outros textos das Conversas com Timofte:

Opinião

Mais Opinião

Patrocinados