Foi despedido, houve caos, agora foi readmitido: o estranho caso de Sam Altman na empresa que criou o ChatGPT

Andreia Miranda , notícia atualizada às 8:10
22 nov 2023, 06:15
Sam Altman (Alastair Grant/AP)

500 funcionários tinha ameaçado sair da empresa após o despedimento de Altman

A OpenAI anunciou esta quarta-feira que chegou a um acordo para que Sam Altman regresse à empresa como diretor executivo, com um novo conselho de administração inicial composto pelo ex-CEO da Salesforce Bret Taylor e o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers, ao qual se junta o CEO da Quora e atual diretor Adam D'Angelo

Os detalhes do acordo ainda não são conhecidos.

Numa publicação no X, Sam Altman disse estar "ansioso para regressar à OpenAI".

"Adoro OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipa e a sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipa. Com a nova direção e o apoio de Satya Nadella, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver a nossa forte parceria com a Microsoft", escreveu.

O anúncio surge dois dias depois de mais de 500 funcionários terem ameaçado sair da empresa e seguir os passos do antigo CEO (e agora novo) para a Microsoft, onde tinha sido anunciado num novo cargo e equipa. 

Numa carta obtida pela CNN Internacional, os mais de 500 funcionários acusaram a direção da OpenAI de ter gerido mal o despedimento de Altman, de não ter apresentado provas suficientes para as alegações de que Altman não tinha sido sincero com a direção e de ter "negociado de má-fé" com a liderança executiva da empresa.

O regresso de Altman é o culminar do tumulto entre a empresa e o CEO depois deste ter sido despedido, anunciado na Microsoft - patrocinadora da OpenAI - para chefiar uma nova equipa de investigação, o seu regresso à OpenAI ter sido rejeitado pelo conselho de direção da start up e os funcionários terem ameaçado despedir-se. 

Emmett Shear, ex-chefe do Twitch, chegou a ser nomeado CEO interino pela OpenAI, naquela que considerou uma "oportunidade na vida", mas esta quarta-feira comemorou o regresso de Altman depois de "72 horas muito intensas de trabalho".

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados