Governo estima que inflação recue para 2,5% em 2024 e mantenha trajetória descendente

Agência Lusa , NM
15 abr, 17:07
Montenegro e Pedro Duarte na apresentação do Programa de Governo (LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO)

Projeção anterior, de outubro, colocava indicador nos 3,3%. Executivo prevê, no entanto, que inflação aumentará temporariamente no início do ano refletindo o fim da medida IVA zero, a subida dos preços da eletricidade em janeiro e efeitos base

A taxa de inflação deverá cair para 2,5% este ano, abaixo dos 3,3% projetados em outubro, mantendo a trajetória de redução até atingir em 2026 o patamar dos 2%, prevê o Programa de Estabilidade esta segunda-feira enviado ao parlamento.

No cenário macroeconómico do Programa de Estabilidade (PE) 2024-2028, o Governo estima que o Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) recue em 2024 quase três pontos percentuais face ao valor de 2023 (caindo dos 5,3% então registados para 2,5%), apontando para nova descida, para 2,1%, em 2025.

No documento, o Governo refere que a inflação em 2024 aumentará temporariamente no início do ano refletindo o fim da medida IVA zero, a subida dos preços da eletricidade em janeiro e efeitos base.

O Programa de Estabilidade 2024-2028 foi esta segunda-feira entregue pelo Governo no parlamento, um documento baseado em políticas invariantes, que ainda não integra o impacto das medidas previstas no programa do novo executivo.

O Programa de Estabilidade foi aprovado na quarta-feira em Conselho de Ministros e será discutido no dia 24 na Assembleia da República.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados