Katalin Karikó e Drew Weissman vencem Nobel da Medicina por descoberta que permitiu desenvolvimento de vacinas eficazes contra a covid-19

CNN Portugal , DCT
2 out 2023, 10:47
Katalin Karikó e Drew Weissman vencem Nobel da Medicina

Os investigadores “perceberam que algumas propriedades críticas devem distinguir os diferentes tipos de mRNA

Katalin Karikó, investigadora húngara de 68 anos, e Drew Weissman, investigador norte-americano de 64 anos, venceram o prémio Nobel da Medicina pelas descobertas relativas a modificações de bases nucleósidas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a Covid-19. A distinção foi anunciada esta segunda-feira pelo secretário do comité de Medicina, Thomas Perlmann.

“Através das suas descobertas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para o processo sem precedentes na taxa de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana na era moderna”, lê-se no comunicado.

Karikó e Weissman “notaram que as células dendríticas reconhecem o mRNA transcrito in vitro como uma substância estranha, o que leva à sua ativação e à liberação de moléculas sinalizadoras inflamatórias”, continua a mesma nota. No fundo, “perceberam que algumas propriedades críticas devem distinguir os diferentes tipos de mRNA” e foi esta a descoberta que lhes valeu o Nobel deste ano.

Para o Nobel da Medicina, as previsões dos especialistas para este ano incluíam como candidatos favoritos a investigação sobre as células imunitárias capazes de combater o cancro, o estudo da microbiota humana e os trabalhos sobre as causas da narcolepsia.

Em 2022, o vencedor foi o sueco Svante Pääbo pelas suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados