opinião
Editora Digital

Kylian Mbappé, o príncipe herdeiro

4 dez 2022, 20:41
França-Polónia

As gerações que se despedem de Messi e Ronaldo em Mundiais talvez possam descansar o saudosismo e a nostalgia: há um francês de 23 anos a lembrar-nos que o futebol arranja sempre forma de se renovar

Cristiano Ronaldo marcou o seu oitavo golo em Mundiais contra o Gana e só lhe falta um para igualar Eusébio (esteve bem perto, já sabemos, foi por um pelo). Messi já vai no nono, com o de ontem frente à Austrália. E enquanto nos distraímos com os dois grandes craques de uma geração, eis que surge Kylian Mbappé.

Marcou dois golos contra a Polónia este domingo e já tem nove golos em Mundiais. Está, então, ao lado de Eusébio e Messi nesse ranking. Com a vantagem de ter… 23 anos e ser obcecado com isto. Ao segundo Campeonato do Mundo, está a competir com os melhores dos melhores. E ainda tem tanto para dar.

Claro que não é surpresa nenhuma que Mbappé esteja na linha da frente da sucessão de Messi e Cristiano. Talvez o andemos a adivinhar há quatro ou cinco anos. O que é de sublinhar agora é que, no Mundial em que nos despedimos dos dois astros, ele esteja a fazer questão de nos deixar descansados quanto ao futuro.

Se o futuro é Mbappé, vamos continuar a ter golos. Se o futuro é Mbappé, vai ser tudo mais rápido do que estamos habituados. Se o futuro é Mbappé, a França campeã do mundo de 2018 bem pode voltar a repetir o feito já este mês, e em 2026 este jovem terá 27 anos, que muitos mostram ser o pico de uma carreira de futebolista atualmente.

Já conhecemos muito de Mbappé, mas, tal como esta geração que se segue, há muito que ainda não conseguimos perceber. O avançado francês do PSG é como aquelas novas redes sociais de que ouvimos falar, porque um sobrinho adolescente usa muito. É tão rápido que parece que joga com uma música que está trending no Tik Tok. Mexe-se de tal forma que podia ser um reels humano. Só que nós somos do tempo de Messi e Cristiano, e ainda estamos no Twitter e até no Facebook (só para saber os aniversários).

Temos, portanto, de deixar de resistir-lhe. Anda, Kylian, chegou o teu tempo. Ainda não sabemos bem como, mas estamos prontos para desfrutar. #EstamosVelhos

Relacionados

Opinião

Mais Opinião

Patrocinados