Sobe para 39 o número de casos de Monkeypox em Portugal

CNN Portugal , BCE
24 mai 2022, 17:43

A DGS garante que os 39 casos já identificados "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório"

O número de casos de Monkeypox aumentou esta quarta-feira para 39, de acordo com uma atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS), que revela ainda que a maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, embora também tenham sido registados casos nas regiões Norte e Algarve.

"Todos os casos confirmados são de homens entre os 27 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", refere a DGS, em comunicado enviado às redações, adiantando que são esperados agora os resultados laboratoriais relativamente a outras amostras.

Os 39 casos já identificados "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório", acrescenta a nota.

A DGS lembra que "os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico" e pede que quando se dirigirem a uma unidade de saúde, cubram as lesões cutâneas.

"Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas ou outros sintomas", salienta a DGS.

A Monkeypox (varíola dos macacos) é uma doença rara, endémica na África Ocidental e Central, mas menos perigosa que a varíola, erradicada do mundo há 40 anos. O período de incubação (tempo desde a infeção até ao aparecimento dos sintomas) do vírus Monkeypox é geralmente de sete a 14 dias.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados