Rio-2016: Andebol con cinco alterações às regras

3 mar 2016, 17:44
Europeu de andebol: Sérvia-França (Lusa)

Guarda-redes passa a ser equiparado aos restantes jogadores e pode atuar como sétimo elemento em campo

A Federação Internacional de Andebol (IHF) informou esta quinta-feira os seus membros da introdução de cinco alterações às regras de jogo, testadas com sucesso ao longo de 2015 e a aplicar durante os Jogos Olímpicos Rio-2016.

As alterações, testadas em várias provas ao longo de 2015, abrangem áreas como o papel do guarda-redes, as lesões dos jogadores, a situação de jogo passivo, a aplicação das regras no último minuto do encontro e o novo cartão azul.

De acordo com as alterações, ratificadas por unanimidade pela IHF, o guarda-redes passa a ser equiparado aos restantes colegas e pode atuar como sétimo elemento em campo.

Em caso de lesão de um jogador, este deve deixar o recinto de jogo depois de receber assistência médica e só pode reentrar após realizado o terceiro ataque da sua equipa.

Na situação de jogo passivo, assinalado com o braço no ar pelos árbitros, a equipa que estiver a atacar passa a dispor de um total de seis passes para rematar à baliza e evitar a inversão do sentido de jogo.

A IHF inseriu ainda a alteração nas regras da expressão no «último minuto de um jogo» para nos «últimos 30 segundos de um jogo» e introduziu o cartão azul, além dos amarelos e vermelhos, para assinalar com mais clareza a desqualificação.

As mudanças às regras, ainda de acordo com o organismo, foram já testadas nos Mundiais de juniores e da juventude, no Brasil e na Rússia, respetivamente, tendo sido recebidas de forma positiva e com a aprovação por parte dos participantes.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados