Mundiais de Atletismo: favoritos deixados para trás nos 100 metros

25 ago 2003, 21:51

Montgomery e Chambers fora do pódio Kim Collins foi o vencedor. Montgomery e Chambers nem sequer conseguiram lugar no pódio.

O terceiro dia dos Mundiais de Atletismo ficou inevitavelmente marcado pela final masculina dos 100 metros, que encerrou a jornada e ofereceu a estes campeonatos uma surpresa. Em pista, estava o recordista mundial do hectómetro, Tim Montgomery, e o britânico Dwain Chambers, campeão europeu e também ele forte candidato a uma medalha, mas nenhum deles subiu ao pódio.

Maurice Greene, triplo campeão mundial, já antes disso tinha ficado pelo caminho. Queixou-se de uma lesão na perna e foi oitavo na sua série das meias-finais, pelo que não se qualificou para a final. Fica, de resto, arredado da estafeta 4x100 metros.

Na final dos 100 metros, a vitória coube a Kim Collins, o atleta da São Cristóvão e Nevis que nos Mundiais de 2001, em Edmonton, tinha sido sexto classificado. Collins terminou com um tempo de 10.07 segundos. Darrel Brown, de Trinidade e Tobago, foi segundo e o britânico Darren Campbell, terceiro. Só depois é que os favoritos cortaram a meta, sem direito a medalhas.

Nas outras finais, vitória, no lançamento do martelo masculino, para o bielorrusso Ivan Tikhom (83.05) e, no lançamento do disco feminino, para a sua compatriota Irina Yatchenko (67.32), numa prova onde Teresa Machado foi décima.

No salto com vara, a russa Svetlana Feovanova confirmou favoritismo, vencendo com a marca de 4,75 que é recorde do campeonato. Stacy Dragila, anterior campeã mundial, esteve longe de poder discutir a revalidação, ficando-se pelo quarto lugar. No triplo salto, o ouro foi para o sueco Christian Olsson (17.72), com o britânico Jonhatan Edwards a despedir-se sem glória, no último posto da final, apenas com dois ensaios e desistindo do outro devido a lesão. No salto em altura, o sul-africano Jacques Freitag (2,35) bateu a concorrência.

De destacar ainda nesta segunda-feira as meias-finais dos 1.500 metros, onde Rui Silva confirmou boa forma física.

Leia ainda:

Atletismo: IAAF dá 24 horas à federação dos EUA para castigar Drummond

Patrocinados