Mundiais de Atletismo: muitas histórias para contar a abrir

23 ago 2003, 22:22

Primeiro dia de competição Um governante assobiado, uma atleta que não quis mostrar as pernas e boas marcas. Tudo no primeiro dia.

No dia de abertura dos Mundiais de Atletismo de 2003, que Paris recebe até 31 de Agosto, não faltaram emoções, episódios engraçados e até momentos embaraçosos. Desde uma atleta afegã que não quis mostrar as pernas, a um primeiro-ministro assobiado e a excelentes registos na marcha e nos 10.000 m femininos, houve de tudo na capital francesa.

Logo pela manhã, o equatoriano Jefferson Perez brilhou nos 20 km marcha, com um tempo de 1:17.21 que é a melhor marca mundial de sempre. Mais um feito para o currículo, com os equatorianos a festejarem em grande a vitória do compatriota, uma autêntica estrela no seu país, que até tem direito a um selo com a sua imagem.

Foi aí também que começou a participação portuguesa e começou de forma bem modesta. João Vieira não conseguiu mais do que o 17º lugar. No final do dia, Fernanda Ribeiro haveria ainda de fazer pior, com uma desistência nos 10.000 metros, que depois diria não ter sido causada por qualquer problema nos tendões. Mas, entre um começo e um final pouco positivos, Rui Silva garantiu o melhor tempo das eliminatórias nos 1.500 metros (3:41.35) e Teresa Machado foi repescada para a final do lançamento do disco.

Destaque ainda para os 100 metros femininos, onde as favoritas seguem em frente. Zhanna Block, Kelli White, Chandra Sturrup estão nas meias-finais. Mas, no meio das estrelas, houve ainda uma atleta afegã que chamou atenções.

No lançamento do peso masculino, a vitória coube, com alguma surpresa, ao bielorrusso Andrei Miknevich, após dois anos de suspensão devido a doping. Nos 10.000 metros femininos, vitória para a etíope Birhane Adere, com um tempo de 30.04,18.

Mas os Mundiais tiveram também direito ao seu momento «político». O primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, foi assobiado pelos cerca de 35 mil espectadores na cerimónia de abertura, isto numa altura em que o governo vem sendo alvo de muitas críticas, nomeadamente no que diz respeito às vítimas da onda de calor.

Leia ainda:

Mundiais de Atletismo: calendário

Mundiais de Atletismo: Rui Silva nas meias-finais dos 1.500 metros

Mundiais de Atletismo: Teresa Machado na final do lançamento do disco

Patrocinados