G. P. Joaquim Agostinho: o primeiro triunfo para David Bernabéu

15 jul 2002, 00:09

Bosvista foi a equipa ganhadora O triunfo na classificação geral foi para um espanhol. Bernabéu registou o primeiro título.

O ciclista espanhol David Bernabéu, da Carvalhelhos/Boavista, venceu este domingo o Grande Prémio Joaquim Agostinho. O espanhol Mikel Artetxe (Euskaltel) venceu ao «sprint» a quinta e última etapa, disputada no circuito de Torres Vedras (97,8 km), mas o triunfo foi da equipa boavisteira, sem poder contar com Adrian Palomares, que fracturou a clavícula esquerda na Volta ao Alentejo.

Bernabéu obteve finalmente uma vitória na sua carreira profissional, iniciada em 1999, entre os axadrezados. O corredor valenciano, segundo na edição de 2000, já tinha estado perto do pódio esta época, com segundos lugares na Volta às Astúrias e na Volta ao Alentejo. Como em anos anteriores, foram muitos os abandonos, tendo desistido 43 dos 98 ciclistas que alinharam à partida.

Com escassos cinco segundos de vantagem na classificação geral sobre o russo Vladimir Karpets (Itera), Bernabéu e o Boavista estiveram em permanente alerta durante a tirada, animada inicialmente pela fuga de nove unidades que pouco ameaçavam o líder. Na ponta final, Mikel Artetxe, de 25 anos, foi mais forte do que o búlgaro Daniel Petrov (Porta da Ravessa/Tavira) e o portuguêsPedro Lopes (LA/Pecol), encerrando a sua presença com um triunfo, depois sexto lugar da véspera e dos quarto e quinto das duas primeiras etapas.

Patrocinados