Atletismo: IAAF considera Kelli White culpada de doping

9 set 2003, 19:31

Norte-americana pode perder as medalhas do Mundial O caso vai ser entregue à Agencia americana de anti-dopagem. A atleta enfrenta a desqualificação e perda de medalhas.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou esta terça-feira que considerou a norte-americana Kelli White culpada de utilização de substâncias dopantes. Para já a atleta não perde as medalhas de ouro conquistadas nos 100 e 200 metros durante os campeonatos do Mundo que decorreram em Paris em Agosto, mas o caso vai ser entregue à Comissão Norte-americana de Anti-Dopagem, para que proceda a essa regularização. A IAAF denfende que a atleta deve ser desqualificada e ficar sem as medalhas. Caso a questão não fique aí resolvida, a IAAF levará o caso ao Tribunal Arbitral Desportivo.

White testou positivo a uma substância chamada modafinil, depois da corrida dos 100 metros, mas na de 200 o resultado foi negativo. A atleta alegou que esse composto fazia parte de um medicamento prescrito para regularizar problemas de sono, mas a IAAF não aceitou essa justificação. O modafinil é um estimulante com acção semelhante à efedrina, mas não consta na lista de substâncias banidas pela IAAF. Assim a penalização compreende uma advertência e a desuqlificação da prova em causa.

Caso White perca as medalhas de ouro, estas passariam para Torri Edwards, nos 100m e a russa Anastasia Kapachinskaya.

 

Patrocinados