Três idosos, uma professora, o marido de uma refém libertada e dois jovens. Morreram sete cidadãos capturados pelo Hamas, avança imprensa israelita

CNN Portugal , SM - A notícia foi atualizada às 20:00 para dar conta da morte de mais um refém, Eliyahu Margalit, cuja filha Nili, de 41 anos, foi libertada pelo Hamas esta quinta-feira
1 dez 2023, 21:08
Os ataques de Israel em Gaza abriram uma enorme cratera no meio do campo de refugiados de Jabalya, que se encontrava lotado, em 31 de outubro e 1 de novembro de 2023. Ali Jadallah/Anadolu/Getty Images

Aryeh Zalmanovich, Eliyahu Margalit, Ofra Keidar, Maya Goren, Ronen Engel, Ofir Tzarfati e Guy Iluz são os seis reféns do Hamas encontrados mortos nas últimas 24 horas, segundo os órgãos de comunicação social israelitas

Os corpos de sete reféns israelitas do Hamas foram encontrados nas últimas 24 horas. A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo The Times of Israel.

Segundo o jornal israelita, as mortes de Aryeh Zalmanovich, de 85 anos, Maya Goren, de 56, e Ronen Engel, de 54, foram confirmadas pelas autoridades do kibutz Nir Oz, onde residiam as vítimas antes de serem capturadas pelo Hamas, nos ataques que ocorreram no dia 7 de outubro. 

Note-se que as IDF não clarificaram, até ao momento, a origem da informação obtida pelos residentes de Nir Oz. 

Zalmanovich era o mais velho dos 240 reféns. Goren era professora de jardim de infância na comunidade. Engel foi sequestrado juntamente com a sua mulher e duas filhas, devolvidas entretanto a Israel. 

Citado pelo mesmo jornal, o porta-voz das IDF, Daniel Hagari, confirmou ainda a morte de Eliyahu Margalit, de 75 anos, também residente no kibutz Nir Oz, e cuja filha Nili, de 41 anos, foi libertada pelo Hamas esta quinta-feira. 

"Continuamos a investir muitos esforços operacionais e de inteligência para trazer informações sobre as condições dos reféns", diz, numa publicação na rede social X (antigo Twitter). "Nos últimos dias, as FDI e a polícia notificaram as famílias de Eliyahu Margalit, Mia Goren, Ronen Engel e Aryeh Zalmanovich sobre as suas mortes". 

Em relação a Ofir Tzarfati, de 27 anos, o The Times of Israel cita uma comunicação conjunta das IDF e do Shin Bet, que informam que os restos mortais do cidadão israelita foram encontrados pelos seus militares na Faixa de Gaza, e já foram levados para Israel. 

"O corpo do falecido Ofir Tzarfati, o refém, foi localizado nos últimos dias por uma força conjunta das FDI e do Shin Bet na Faixa de Gaza, e trazido para Israel", lê-se no comunicado, que também foi avançado pela Sky News. "Compartilhamos a dor da família!".

A família do refém Guy Iluz, de 26 anos, cuja morte também foi avançada pela media israelita, já foi notificada. 

A notícia foi atualizada às 21:00 para dar conta da morte de mais um refém, Ofra Keidar, de 70 anos que, segundo a imprensa israelita, foi comunicada pelo kibutz Be'eri. "O corpo dela está nas mãos do Hamas. Exigimos o seu regresso juntamente com os outros reféns", disseram as autoridades em comunicado.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados