Qualquer que seja o consumo de marijuana aumenta o risco de ataque cardíaco e AVC. Estudo alerta para "combinação potencialmente perigosa"

CNN , Sandee LaMotte
15 abr, 08:00
Cánabis

Investigadores olham para o crescente aumento do consumo de canábis como algo preocupante e garantem: "O fumo da canábis não é muito diferente do fumo do tabaco, exceto no que diz respeito à droga psicoactiva: THC"

Fumar, vaporizar ou ingerir marijuana através de qualquer método está associado a um risco significativamente mais elevado de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, mesmo que a pessoa não tenha historial de problemas cardíacos ou não fume ou vaporize tabaco, segundo um novo estudo.

Embora os consumidores diários e não diários apresentem um risco acrescido de ataque cardíaco e AVC em comparação com os não consumidores, o risco de AVC aumentou 42% e o risco de ataque cardíaco aumentou 25% se a canábis fosse consumida diariamente, aponta o estudo. O risco aumenta à medida que aumenta o número de dias de consumo de marijuana.

"O fumo da canábis não é muito diferente do fumo do tabaco, exceto no que diz respeito à droga psicoactiva: THC (tetrahidrocanabinol) vs. nicotina", afirmou a autora principal do estudo, Abra Jeffers, analista de dados do Massachusetts General Hospital, em Boston, que investiga o tabaco e a cessação tabágica.

"O nosso estudo mostra que fumar canábis tem riscos cardiovasculares significativos, tal como fumar tabaco. Isto é particularmente importante porque o consumo de canábis está a aumentar e o consumo de tabaco convencional está a diminuir", afirmou Jeffers num comunicado.

As conclusões do estudo espelham outras investigações que concluíram que o consumo diário de marijuana está associado a um aumento das doenças coronárias, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, afirmou Robert Page II, professor de farmácia clínica e medicina física na Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas Skaggs da Universidade do Colorado em Aurora, Colorado.

O fumo da marijuana contém muitas das "mesmas toxinas, irritantes e carcinogéneos que o fumo do tabaco", segundo a American Lung Association. (juanma hache/Moment RF/Getty Images)

"As conclusões deste estudo têm implicações muito importantes para a saúde da população e devem ser um apelo à ação para todos os profissionais, uma vez que a investigação contribui para a crescente literatura de que o consumo de canábis e as doenças cardiovasculares podem ser uma combinação potencialmente perigosa", afirmou Page num comunicado.

Page, que não esteve envolvido neste estudo, presidiu ao grupo de redação voluntário de uma declaração científica de 2020 sobre o consumo medicinal e recreativo de marijuana e a saúde cardiovascular.

O perigo é real para jovens e idosos

O estudo, publicado na quarta-feira no Journal of the American Heart Association, analisou dados sobre 430.000 adultos recolhidos de 2016 a 2020 através do Behavioral Risk Fator Surveillance System, um inquérito telefónico nacional realizado todos os anos pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

A idade dos participantes no inquérito variava entre os 18 e os 74 anos, com uma média de 45 anos. Cerca de 90% dos adultos não consumiam marijuana, enquanto mais de 63% nunca tinham consumido tabaco. Entre os actuais consumidores de marijuana, perto de 74% referiram o consumo de tabaco como a forma mais comum de consumo; 4% eram consumidores diários, enquanto 7% consumiam menos do que diariamente. Cerca de 29% dos consumidores diários de marijuana e 44% dos consumidores não diários nunca consumiram cigarros de tabaco.

Os adultos mais jovens - definidos como homens com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos - que consumiam marijuana apresentavam um risco 36% mais elevado de doença coronária, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, independentemente de também consumirem produtos de tabaco tradicionais.

Doenças cardíacas e consumo de marijuana: uma ligação conhecida

Investigações anteriores já encontraram uma ligação entre as doenças cardíacas e o consumo de marijuana.

Um estudo realizado em fevereiro de 2023 concluiu que o consumo diário de marijuana pode aumentar em um terço o risco de uma pessoa sofrer de doença arterial coronária, em comparação com as pessoas que nunca consomem estes derivados da canábis. A doença arterial coronária é causada pela acumulação de placas nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração. Também designada por aterosclerose, a DAC é o tipo mais comum de doença cardíaca, de acordo com o CDC.

Dois estudos publicados em novembro revelaram que os adultos mais velhos que não fumam tabaco mas que consomem marijuana correm um risco mais elevado de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral quando hospitalizados, enquanto as pessoas que consomem marijuana diariamente têm 34% mais probabilidades de desenvolver insuficiência cardíaca.

O consumo de marijuana está a aumentar entre os adultos mais velhos. Outro estudo de 2020 revelou que o número de idosos americanos com mais de 65 anos que fumam marijuana ou consomem produtos comestíveis aumentou duas vezes entre 2015 e 2018.

A American Heart Association aconselha as pessoas a absterem-se de fumar ou vaporizar qualquer substância, incluindo produtos de canábis, devido aos potenciais danos para o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos.

"A investigação mais recente sobre o consumo de canábis indica que fumar e inalar canábis aumenta as concentrações de carboxihemoglobina no sangue (monóxido de carbono, um gás venenoso), (e) alcatrão (matéria combustível parcialmente queimada) semelhante aos efeitos da inalação de um cigarro de tabaco, ambos associados a doenças do músculo cardíaco, dores no peito, distúrbios do ritmo cardíaco, ataques cardíacos e outras condições graves", disse Page à CNN numa entrevista anterior.

"É preciso tratar isto como se fosse qualquer outro fator de risco (de doença cardíaca e AVC) e compreender honestamente os riscos que se corre", disse.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados